UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PROFCIAMB): Diálogos interdisciplinares nas ciências ambientais
10/03/2020 16:19

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) convida a todos seus alunos e a comunidade universitária a participar do VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PROFCIAMB): Diálogos interdisciplinares nas ciências ambientais. Que acontecerá nos dias 12 e 13 de março de 2020, no Auditório de Geografia.

12 de Março de 2020

08h30 - Credenciamento

09h. Abertura – Apresentação Cultural (Coral da Deso; Luciano Andrade).

09h30. Aula Inaugural: Ciências Ambientais e Cultura: diálogos possíveis.

Profª Drª Maria Augusta Mundim Vargas/ PPGEO/UFS

12h. Intervalo

13h. Palestra- Publicação de artigos científicos: quais critérios devo seguir?

Prof.ª Lavínia Teixeira-Machado

14h. Acolhimento (Participação do corpo docente e discente do Curso)

14h30. Apresentação da Rede Profciamb

15h. Palestra: Conhecendo o documento de área da Capes e o regimento do curso

Prof.ª Dr.ª Márcia Eliane Silva Carvalho

16h: Palestra: O Inglês sem Fronteiras e a Pós-Graduação: internacionalizando a UFS

Prof. Dr. Rodrigo Belfort Gomes (CODAP/Coordenador Pedagógico do Inglês sem Fronteiras/CORI-POSGRAP)

17h. Coquetel

13 de Março de 2020

09h. Abertura das atividades

09h30.Produtos Técnicos e Tecnológicos aplicados às Ciências Ambientais

Prof.ª Dr.ª Janaína Cardoso de Mello (PROF-HISTÓRIA)

09h.Socialização das Experiências dos Egressos e mestrandos

Me. Luciano Andrade da Silva- A instrumentalização musical para sensibilização ambiental e ações referentes aos impactos socioambientais no Rio do Peixe em cel. João Sá/BA.

Ma. Francielly Vieira Fraga – Contaminação dos corpos hídricos em Paripiranga/BA: as influências no aumento de neoplasias na população feminina.

Raul Maurício Aragão Souza- Reflexões sobre os impactos socioambientais do extrativismo de minérios na Caatinga em cel. João Sá/BA.

Maria Milena Ferreira Lima- Educação contextualizada para o manejo do bioma Caatinga a partir da metodologia da problematização.

Vivianne Silva de Jesus- As contribuições do povo Xokó no processo de ressignificação socioambiental do Velho Chico.

11h. Roda de Conversa

12h. Intervalo

13h.Oficinas: Produtos Técnicos-Tecnológicos do Profciamb (2016 e 2018).

Ma. Gilmara de Souza Neto- E-book: Educação Ambiental: uma contribuição à percepção socioambiental através de práticas e saberes pedagógicos.

Uilson de Meneses Hora– Livro: A emancipação ambiental e a perspectiva pedagógica na contaminação dos mananciais por resíduos sólidos do povoado Morena, Itaporanga d’Ajuda, à luz dos estudantes da escola municipal Nilson Barreto Socorro.

Simone Neves Cunha – E-book: Reuso da Água e a formação do sujeito ecológico: uma proposta para escola sustentável.

Ma. Geane Magalhães Montes Salustiano- História em Quadrinhos: As águas urbanas e a problemática socioambiental no contexto escolar: o caso do riacho do Silva em Alagoas.

17h – Diálogos Conclusivos e Coquetel

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10