Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA DANIELLY VASCONCELOS
06/03/2020 10:54
Relacionar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com o processo de aprendizagem nos dias de hoje, torna-se essencial para que se construa uma base sólida de formação em que os discentes envolvidos neste processo, estejam preparados para os desafios da sociedade cada vez mais digital e que, estes, irão enfrentar e vivenciar em seu exercício profissional. O presente trabalho de pesquisa busca compreender os saberes docentes sobre TDIC e como estes saberes se relacionam com os discentes, em sua formação inicial, ou seja, durante a sua graduação. A escolha de tentar compreender os saberes docentes e a relação estabelecida com as TDIC na formação de pedagogos na Universidade Federal de Sergipe se deu a partir de pesquisas que relatam a deficiência dos recém-formados frente ao uso e compreensão acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em seu exercício profissional. Assim, construiu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, explicativa, segundo Marconi e Lakatos (2017) e Richardson (2012), tendo a técnica de análise, baseada na análise de conteúdo de Bardin (2016), além de ser um estudo de caso perante André (2005). Buscando, a partir desta compreensão, contribuir para uma formação mais assertiva destes profissionais e de uma relação onde as TDIC e os saberes docentes possam ser aliados no processo de formação e construção do conhecimento. Chega-se à consideração de que, os saberes docentes influenciam diretamente na construção do conhecimento por parte dos discentes, o que torna necessário a existência de uma cultura de formação continuada, de modo contínuo, como já se diz, por parte destes professores, para que possam contribuir de maneira mais assertiva com a formação dos seus discentes e as tecnologias serem aliadas no processo de construção desses saberes.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10