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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRIO JORGE OLIVEIRA SILVA
02/03/2020 08:05


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRIO JORGE OLIVEIRA SILVA
DATA: 24/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE NA E PARA A CRIATIVIDADE: um estudo na Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Criatividade. Itinerância. Aprendizagens.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da itinerância formativa vivenciada pelas acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, com vistas à identificação das aprendizagens sobre criatividade. A formação de professores representa uma possibilidade para se estimular os processos cognitivos ligados à criatividade numa perspectiva de suscitar a expansão e associação de ideias, comparação e inferência. Pondero que essa formação e a própria escola são espaços significativos para o desenvolvimento da criatividade como habilidade cognitiva, sendo o docente um mediador para a apropriação de conhecimentos e saberes relacionados, inclusive, à criação. Defendo que o fazer criativo colabora para uma prática reflexiva e promove aprendizagens desenvolvidas à luz dos sentidos, das semelhanças e das diferenças de uma formação inicial na e para a criatividade. Epistemologicamente, este estudo apoia-se na abordagem multirreferencial para compreender a complexidade existente na intersubjetividade, admitindo a pluralidade e a heterogeneidade de estruturas distintas do pensamento e do agir humanos. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dos dados, com 35 licenciandas do sétimo período. Fundamentei-me também na metodologia da pesquisa-formação desenvolvendo um itinerário formativo com carga horária de 20 horas, ao longo de um semestre letivo, que me permitiu utilizar questionário exploratório e memórias educativas como dispositivos de construção de dados. Por meio da análise interpretativa dialógica entre a empiria e a teoria, construí um mapa semântico aplicando as operações cognitivas do método das noções subsunçoras. Espera-se que os resultados permitam a triangulação generalizada acerca da formação profissional para a docência sob o enfoque das inter-relações entre o pensar e o fazer criativo, bem como as contribuições para a atuação nos espaços da sala de aula da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

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