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Banca de DEFESA: EDILEUZA SANTOS DO NASCIMENTO CRUZ
28/02/2020 08:36


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUZA SANTOS DO NASCIMENTO CRUZ
DATA: 10/03/2020
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DO DPS
TÍTULO: CAMINHANDO POR HISTÓRIAS DA UFS: a produção da experiência de si pelas relações de poder-saber que se cruzam na SAES.
PALAVRAS-CHAVES: Universidade. Assistência Estudantil. Processos de Subjetivação. Michel Foucault. Escrita Narrativa.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta pesquisa trata dos processos de subjetivação no contexto universitário de graduação. Nela, busco apresentar modos como a experiência de si vai sendo produzida pelas relações de poder-saber, que se cruzam na Secretaria de Assistência Estudantil do Campus Professor Alberto Carvalho- UFS/Itabaiana, campo de trabalho que se fez campo de pesquisa. As noções de processos de subjetivação e relações de poder estão ancoradas nos entendimentos foucaultianos, que enfatizam o caráter positivo e capilarizado do poder, bem como sua atuação na produção da realidade e de modos de vida. Por isso, a pesquisa se construiu por um esforço de olhar genealógico, conforme Michel Foucault, para tentar acessar o caráter múltiplo, não-natural e não-essencialista da experiênc ia produ zida pelo terreno da Educação, no contexto universitário. Isso se fez pelo historiar experiências do cotidiano de trabalho na assistência estudantil, através de uma escrita narrativa, de inspirações ensaísticas, que se situa na produção de uma história do presente, enquanto tentativa de afastamento das grandes narrativas, que buscam encaminhar a realidade em que vivemos pelo passado. Apresento três narrativas, tecidas a partir de situações vividas na universidade, no cruzamento de trajetórias educacionais com a assistência estudantil: “A carta”; “Entre balões cheios e vazios”; “A universidade é um mundo”. Por meio das histórias, aciono as discussões sobre a educação, em sua função de produção de sujeitos, assim como as ideias de universidade, poder e saber. As situa ções trazem a atuação das relações de poder-saber, marcadas por lógicas que tentam individualizar e segmentar os entendimentos das questões que perpassam a experiência universitária. A educação na sua forma pedagogizada e disciplinada se mostra impulsionada por uma racionalidade neoliberal, que traz para a universidade e para a vida a cultura da empresa, tornando o sujeito da educação empreendedor de si. As narrativas tentam expor como operam as relações de saber-poder marcados pela dimensão coletiva, social e institucional, produzindo modos de ser, ao mesmo tempo em que sinalizam o que faz esvaziar a experiência e o que aqui pode ser recusado, a fim de que seja possível pensar de que outras formas é possível habitar a vida na universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1543607 - KLEBER JEAN MATOS LOPES
Presidente - 1317191 - MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Interno - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS

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