Banca de DEFESA: POLLYANA SANTOS COELHO
28/02/2020 16:49
Inserida num cenário de batalhas por justiça social e, pesquisas e discussões acerca da inter-relação entre direitos humanos, cidadania e educação, a promulgação da lei 10.639/03, que torna obrigatória a inserção dos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no âmbito de todo Currículo Oficial da Rede de Ensino, constitui-se em fruto das lutas históricas de movimentos sociais, em especial do Movimento Negro brasileiro. Materializando-se em instrumento de reparação, enfrentamento e combate ao racismo, e para além, de (re) descoberta de uma realidade histórica de apagamento e silenciamento cultural e epistêmico do povo negro. Deste modo, com o objetivo de evidenciar as tendências de pesquisa sobre ERER na área de Educação/Ensino de Ciências, sua pertinência, perspectivas teóricas, relevância, implicações e potencial contributivo, bem como, responder as questões norteadoras da pesquisa foi realizada uma metassíntese integrativa-qualitativa, com mapeamento e síntese analítica dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e das Teses e Dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Propomos os caminhos possíveis, na perspectiva uma abordagem não colonial, para o desenvolvimento de propostas de produções negras que poderiam ser ensinadas e trabalhadas na escola, e de materiais teórico-metodológicos que se constituem um suporte para a efetivação do ERER em Ciências Naturais.
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