Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE DE SOUZA BARBOSA
28/02/2020 12:22
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva nas Escolas urbanas do Município de Lagarto/SE. Neste sentido, busca-se Investigar a interrelação da educação ambiental com a educação inclusiva na perspectiva da formação ecológica da pessoa com deficiência no contexto escolar, bem como identificar as ações de educação ambiental escolar que favorecem a inclusão da pessoa com deficiência e descrever o que os docentes pensam a respeito da inclusão da pessoa com deficiência mediante as ações de educação ambiental. A Etnometodologia é a abordagem teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa. Os procedimentos metodológicos envolvem estratégias comuns à Etnometodologia, como a utilização de métodos de campo para estudar situações naturais e observar atividades desenvolvidas nos ambientes de interação. Os principais instrumentos de coleta de dados utilizados serão: observação direta, observação participativa, diálogos (conversas informais) e entrevistas com os professores lotados nas salas multifuncionais. Os resultados esperados destacam a relevância dos estudos ambientais ligados à formação destinada aos alunos portadores de deficiência-PcD, bem como novas contribuições e perspectivas para disseminação de outras práticas socioambientais e inclusivas, dentro da proposta interdisciplinar da Educação Ambiental e da Educação Inclusiva, não somente no ambiente escolar, mas sobretudo para toda a sociedade que deve estar inserida ativamente nesse cenário de mudança.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e