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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JERLANE SANTOS ABREU
27/02/2020 08:05


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERLANE SANTOS ABREU
DATA: 09/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula PPGED
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CORPO E A PRÁTICA CORPORAL DO CROSSFIT: A CULTURA FITNESS COMO TEMÁTICAS DE ANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Educação do corpo, Crossfit, prática corporal, cultura fitness.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

O presente projeto de dissertação tem como objetivo reflexionar sobre a educação do corpo tendo como recorte a prática corporal do CrossFit analisada sob a temática da cultura fitness na Academia “CrossFit AJU” da cidade de Aracaju-SE. O CrossFit é trazido ao estudo na expectativa de se pensar questões políticas e estéticas por meio desta prática corporal. Por isso é central para o nosso estudo o conceito de “Educação do corpo”. Neste sentido, construir em torno do corpo um objeto para ser pesquisado implica considerar que ele só pode existir por meio dos discursos inerentes às suas práticas. Interpelar o corpo a partir de suas práticas implica estudá-las sob o viés da política nas quais elas estão inscritas. As práticas sobre o corpo são moldadas conforme necessidade dos seus usos, em uma dinâmica de espaço e tempo, o que consequentemente implica na constante variação dos seus diversos sentidos. Esta pesquisa é aportada no interesse de um Programa de Mestrado em Educação, que se justifica enquanto investigação de um objeto amplo em possibilidade de investigação, pois, permite uma série de pressupostos para pensar a educação do corpo no âmbito não formal, bem como uma pedagogia cultural que influencia diretamente no ato educativo do sujeito. Diante das escolhas metodológicas, este estudo se configura como um trabalho de campo, a partir de uma abordagem qualitativa na qual assumirá caráter exploratório como tipo de pesquisa. A coleta de dados aconteceu em dois momentos. No primeiro momento da pesquisa utilizamos a observação direta como instrumento a fim de tentar capturar junto ao campo os temas/temáticas da cultura fitness para na sequência elaborar os questionamentos para os sujeitos que compõem nosso campo empírico. No segundo momento da pesquisa, se se deu o momento de explorar o campo com as ferramentas de coleta de dados, como o diário de campo, entrevistas semiestruturadas com questionários abertos aplicados junto aos professores e alunos. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta intensiva e análise de produto midiático: instagran e o aplicativo CrossX. Deste modo, os objetivos deste trabalho, não se materializa em uma mera tentativa de defini-lo ou mesmo estruturar e encontrar um lugar de encaixe do corpo no CrossFit. No entanto, visa tensionar possibilidades, problematizando-o e refletindo, sobre os sentidos e os possíveis referenciais que os justificam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Externo à Instituição - GEORGE SALIBA MANSKE

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