UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: EGNALDO FERREIRA DE SOUSA JUNIOR
19/02/2020 14:47

DISCENTE: EGNALDO FERREIRA DE SOUSA JUNIOR
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala da Coordenação do ProfHistória/Vivência
TÍTULO: O USO DA HISTÓRIA LOCAL NA TERRA DAS CONHAS E DOS ENCANTADOS DE ALAGOAS, BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Educação Indígena.
ÁREA: História

Este estudo objetiva discutir a importância de compreender, valorizar e envolver os discentes do Ensino Médio na construção/reconstrução da História Local de área sertaneja alagoana localizada no município de Pariconha/AL. Analisa a experiência centrada na sequência didática desenvolvida na Escola Estadual Indígena José Carapina, a partir do primeiro semestre de 2019 intitulada “Meu Povo Jiripancó”, cujo intuito é aproximar os discentes do processo histórico da formação econômica e social do município aos dias atuais, os situando como coautores da história da localidade em que vivem, trazendo à tona acontecimentos, hábitos, religiosidade, manifestações culturais, personagens e locais comuns aos munícipes, buscando possibilitar aos discentes compreenderem a relação entre presente e passado e a se reconhecerem também, como sujeitos históricos, buscando romper com a história objetiva e tradicional, em uma perspectiva de pertencimento a comunidade. Esta proposta, também tem como proposta promover uma interação significativa e atrativa dos discentes com a disciplina História. Para tal, torna-se necessária a discussão sobre os elementos constituintes da História Local como estratégia metodológica a partir de Bittencourt (2005) Schmidt (2010), Guimarães (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a BNCC (2018). Consubstanciados com referenciais teóricos da Educação Indígena através das análises de Bergamaschi (2012), Munduruku (2011) essa investigação tem como um dos recortes a realização de pesquisa de campo, cujo intuito será de distribuir discentes dessa escola em equipes, uma para cada localidade, aglomerando os que residem nos mesmos povoados. Cada equipe se encarregará de levantar dados históricos através de entrevistas, relatos ou depoimentos orais, referendados pela História Oral acerca dos aspectos históricos, sociais e culturais da sua localidade. As primeiras evidências sinalizam que o material coletado poderá ser problematizado e utilizado para construção/reconstrução da História Local, e assim oferecer novas alternativas de aproximação de reflexões acerca do cotidiano do discente, da localidade indígena, das funções da escola pública, relacionadas com o ensino de História em uma perspectiva crítica e cidadã.

Presidente - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA NETO