UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: THIAGO DE OLIVEIRA FELIZMINO
19/02/2020 07:11

DISCENTE: THIAGO DE OLIVEIRA FELIZMINO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: DELI
TÍTULO: Bullying e abuso sexual: um estudo com estudantes e professores de escolas públicas.
PALAVRAS-CHAVES: bullying, abuso sexual, adolescência, ambiente escolar.
ÁREA: Psicologia

O interesse em compreender sobre as violências em que os adolescentes estão susceptíveis tem levado pesquisadores de todo o mundo a investigar de forma isolada, principalmente, dois fenômenos: o bullying e o abuso sexual. Tanto no Estado de Sergipe, quando nas demais unidades da federação brasileira, é notável a carência de estudos publicados sobre bullying e abuso sexual correlacionados, ou seja, o abuso sexual sendo perpetrado na forma de bullying. Face a essa lacuna percebida, realizou-se este estudo com o objetivo de analisar e discutir ambos os fenômenos partir dos entendimentos de estudantes e professores da Grande Aracaju. Convém ressaltar que parte dos desdobramentos presentes nesta dissertação é fruto da participação do projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, cujo alcance é maior, tanto nacional quanto internacional. Assim sendo, esta dissertação foi composta por cinco estudos. O primeiro deles, um estudo teórico com o objetivo de promover a problematização do bullying e do abuso sexual em adolescentes, através da discussão dos principais conceitos, das epidemiologias, ambientação e consequências. O segundo estudo, uma revisão integrativa, teve o objetivo de reunir as principais discussões associando adolescentes e situações de bullying e/ou abuso sexual, publicadas entre 2008-2018. O terceiro estudo, teve o objetivo de investigar práticas de violência escolar em relação ao bullying sofrido e praticado; verificar os maus tratos vivenciados pelos alunos, averiguando se os provocadores são autoritários; se há relação entre autonomia diante da autoridade e prática da violência em geral; e o índice de manifestação de preconceitos. O quarto estudo, teve o objetivo de identificar as crenças que os estudantes têm frente ao abuso sexual infantojuvenil. Bem como, verificar se estas interferem na autoindicação do bullying. O quinto estudo, a amostra foi comporta por 12 professores, de ambos os sexos, que lecionavam aos estudantes participantes dos estudos anteriores. Seu objetivo foi verificar quais são os conhecimentos e sentimentos que professores do ensino fundamental têm sobre o abuso sexual em adolescentes, bem como suas atitudes frente à revelação da vivência desta violência sexual por parte dos discentes. O diferencial, portanto, desta dissertação está em combinar ambos fenômenos, de modo que foi possível perceber, através dos adolescentes, a autoindicação do bullying em voga nas realidades pesquisadas, suas implicações quanto a elementos motivacionais (autoritarismo/fascismo, autonomia e preconceito), sua manifestação na forma de abuso sexual, bem como quais são as crenças que os mesmos têm que legitimam/validam o abuso sexual, e os entendimentos, sentimentos e atitudes de professores em relação a esse último fenômeno.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEONOR MARÍA CANTERA ESPINOSA
Interno - 016.155.320-64 - RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10