UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS TAVARES DE ALMEIDA
19/02/2020 10:15

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CARLOS TAVARES DE ALMEIDA
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Auditório da Did. II
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO: (DES)SOCIALIZAÇÃO E SUBSUNÇÃO DO TRABALHO AO CAPITAL
PALAVRAS-CHAVES: Reestruturação do Capital; Trabalho; Educação Empreendedora
ÁREA: Geografia

À luz da compreensão de totalidade, a pesquisa em questão analisa o processo de empresariamento da educação pública em sua relação com a promoção do empreendedorismo e da chamada empregabilidade, dado excepcionalmente pelo desenvolvimento do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) na Educação Básica do estado de Sergipe. A fim de produzir uma rede de relacionamento entre instituições, governos, e sociedade, com foco na articulação e estímulo ao desenvolvimento e aprimoramento da cultura empreendedora, o Sebrae-SE tem atuado com projetos e parcerias que valorizam o local, sua cultura/vocação. O estado Sergipe ganha destaque, nesse contexto, por ter sido pioneiro em todo o país no processo de implementação da educação empreendedora como componente curricular em seu sistema de ensino. Metodologicamente a pesquisa será desenvolvida tendo por processos: revisão bibliográfica/estado da arte; pesquisas de campo, as quais envolverão a Universidade Federal de Sergipe (UFS), mais especificamente seu o Núcleo de Empreendedorismo, o Sebrae-SE, a Junta Comercial de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) através das escolas de educação básica participantes no PNEE; participação em eventos, palestras, seminários, e demais atividades que envolvam o tema “Educação Empreendedora”, desenvolvidas pelo Sebrae-SE, ou demais instituições listadas; entrevistas junto aos gestores, professores e alunos das instituições de ensino; análise dos projetos sobre educação empreendedora desenvolvidos pelas instituições. A realização da pesquisa não deverá prescindir da captação do movimento das contradições, em sua dimensão espacial – precarização do trabalho. Além de situarmos a exortação as capacidades do “empreendedorismo” schumpeteriano, da “inovação”, da “propriedade” e da iniciativa individual, como um dos principais elementos de um forte discurso ideológico que tende a aprofundar um processo de forte ofensiva do capital sobre o trabalho.

Interno - 154.911.375-53 - ALEXANDRINA LUZ CONCEICAO
Presidente - 2298414 - ANA ROCHA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCELO RODRIGUES MENDONÇA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e