UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO
17/02/2020 20:18

DISCENTE: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório de Filosofia/Psicologia
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DE RACISMO E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL EM CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS.
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Experiências de Racismo; Identidade; Escola; Psicologia Social.
ÁREA: Psicologia

O racismo é uma experiência difundida na vida dos cidadãos negros brasileiros que começa na infância. Como estressor psicossocial, o racismo compromete as trajetórias de desenvolvimento através de vários mecanismos, incluindo efeitos sobre o bem-estar psicológico e físico. No entanto, pouco se sabe sobre as experiências de racismo que as crianças enfrentam em suas vidas e de como se dá o desenvolvimento da identidade étnico-racial nessa fase tão importante da vida. O objetivo desta dissertação é analisar impactos do racismo em crianças, especificamente em suas trajetórias escolares, no desenvolvimento da identidade étnico-racial e em ocorrências de racismo e discriminação racial. Para responder a esse objetivo, a dissertação foi organizada em cinco capítulos. O primeiro capítulo é um estudo teórico, que teve como objetivo fazer breves apresentações conceituais e históricas sobre o preconceito, a discriminação e o racismo no Brasil, trazendo elementos contemporâneos dessas discussões, como a ideologia do branqueamento, o mito da democracia racial e a negação do racismo. Os quatro capítulos seguintes estão em formatos de artigos. O primeiro artigo é uma revisão integrativa da literatura sobre os efeitos do racismo na trajetória escolar de crianças brasileiras. O segundo artigo possui dois estudos empíricos, realizado em duas amostras distintas. No primeiro estudo, verificou-se a predição da idade e da cor da pele no desenvolvimento da identidade étnico-racial em 65 crianças negras e brancas, com idades variando dos cinco aos onze anos, residentes no interior da Bahia. O segundo estudo contou com uma amostra de 76 crianças negras e brancas, com idades variando dos seis aos onze anos, residentes em João Pessoa, capital da Paraíba. Neste estudo, analisou-se o desenvolvimento da identidade étnico-racial e a percepção do valor social do próprio e do outro grupo. O terceiro artigo é um estudo empírico que buscou descrever as ocorrências e frequências de racismo e discriminação percebida por crianças, incluindo os conteúdos, os perpetradores e contextos em que ocorre. Finalmente, no quinto e último capítulo, analisou-se os significados emocionais atribuídos por dez crianças negras em decorrência de suas experiências de racismo. Em síntese, verifica-se que a ocorrência de situações de racismo é uma realidade comum no cotidiano das crianças, expressando-se, sobretudo, no contexto escolar. Consequentemente, contextos onde crianças negras são expostas a racismo e discriminação racial contribuem para o desenvolvimento negativo da identidade étnico-racial. Conclui-se defendendo que medidas antirracistas sejam urgentemente empreendidas na escola e em toda a sociedade, para tal, algumas considerações são feitas sugerindo como, especialmente, a comunidade escolar deveria se envolver nessa forma de educação. Em suma, esta dissertação contribuiu para um entendimento maior acerca dos impactos do racismo na infância, evidenciando que o racismo é uma experiência que, quando difundida na vida de crianças negras, compromete negativamente suas trajetórias escolares, o desenvolvimento da identidade étnico-racial e o bem-estar emocional, psicológico, físico e social.

Externo à Instituição - CICERO ROBERTO PEREIRA
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf