UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: PATRÍCIA MODESTO MATOS
17/02/2020 20:02

DISCENTE: PATRÍCIA MODESTO MATOS
DATA: 27/02/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DE PSICOLOGIA E FILOSOFIA
TÍTULO: SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA A REDUÇÃO DO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Identidade étnico-racial; Lei 10.639/2003; Racismo; Socialização étnico-racial.
ÁREA: Psicologia

O racismo está presente nas relações humanas, sendo manifestado de diferentes modos de acordo com o contexto social, histórico e cultural. Apesar de ser uma temática frequente nas pesquisas acadêmicas, ainda é evidente na sociedade atual a presença de resistências para compreendê-lo, inclusive nas escolas, comprometendo o desenvolvimento de ações efetivas que possam combatê-lo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar a percepção de docentes e discentes em relação à socialização étnico-racial, em escolas públicas localizadas em municípios do estado da Bahia e Sergipe. Bem como identificar fatores que determinariam a implicação da socialização étnico-racial nas escolas. Esta pesquisa teve como aporte teórico a literatura sobre a socialização étnico-racial, o racismo na educação e a Lei 10.639/2003 que é uma das políticas afirmativas promulgadas para a implementação, valorização e reconhecimento da diversidade étnico racial nas escolas. Para tanto, o presente relatório está estruturado em 4 capítulos apresentados no formato de artigos (2 revisões integrativas e 2 estudos empíricos). No capítulo 1, foi elaborada uma revisão integrativa da literatura que analisou as formas de racismo mais evidentes no espaço escolar, bem como as consequências desse fenômeno na trajetória escolar de estudantes negros brasileiros em quatro bancos de dados (SciELO, PePSIC, LILACS e PsycINFO). O capítulo 2 averiguou através de uma revisão integrativa as formas como a implementação da Lei 10.639/2003 está ocorrendo nas escolas e identificou possíveis entraves que implicam na efetivação da referida lei. A coleta foi realizada no período entre 2003 a 2018, utilizando o SciELO, o Periódicos Capes, a BDTD e o Google Acadêmico como bancos de dados. O capítulo 3 teve como amostra 120 alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas e verificou a percepção desses sujeitos acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como averiguou as implicações do racismo na trajetória escolar dos estudantes negros. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para uma identidade étnica positiva dos alunos negros e que não houve diferenças significativas no desempenho escolar dos estudantes negros e brancos. O capítulo 4 analisou se os docentes consideram que o racismo causa efeitos negativos na trajetória escolar dos discentes negros, bem como investigou se a identidade étnico-racial do professor afeta as práticas que promovem a igualdade racial. Os 87 docentes, que atuam na educação básica, colaboraram com o estudo preenchendo um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados através de uma análise de mediação moderada, utilizando a cor da pele do professor como variável preditiva, o uso de estratégias de socialização étnico-racial como variável dependente e a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros como variável mediadora, evidenciou-se que a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros é a variável subjacente à relação entre a cor do docente e o uso de estratégias de socialização voltadas para a transmissão de uma imagem positiva do negro por parte do professor.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - PATRICIA DA SILVA