UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ARTUR BEZERRA DA SILVA
17/02/2020 19:41

DISCENTE: ARTUR BEZERRA DA SILVA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala 22 do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO PROTÓTIPO DE CIRCUITO ELÉTRICO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Experimentação, Associação de Resistores, Sequência Didática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O uso de experimentos para o ensino de circuitos elétricos normalmente não explora a vivência do aluno, são atividades práticas com o intuído de elaborar associação de resistores para a realização de medições e comprovar leis, resultando em práticas tradicionais que se reduzem a uma lista de métodos previamente elaborados sem correlacionar-se com o cotidiano do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo propor atividades práticas para o estudo de associação de lâmpadas em corrente contínua utilizando um protótipo de planta baixa residencial, de forma a simular as ligações do circuito envolvendo quadro elétrico, condutores, interruptores e receptores, para o estudo de associação em série, paralelo e mista. Utilizaremos uma metodologia de natureza qualitativa, tipo exploratória, na qual será realizado um estudo de caso utilizando o produto em uma turma de ensino médio e a coleta de dados será realizada a partir da análise das respostas dos alunos a teste inicial, teste final e os questionários inseridos no produto. A elaboração e aplicação do produto educacional conseguiu vincular o tema ao cotidiano do aluno, ao sugerir um protótipo de baixo custo com desenho de uma planta baixa residencial, de modo a simular ligações de lâmpadas no circuito elétrico monofásico residencial. A cada encontro os estudantes aprofundaram os conhecimentos e desenvolveram a curiosidade na observação do comportamento do brilho das lâmpadas em uma residência para cada tipo de associação, corroborando assim, para uma aprendizagem potencialmente significativa.

Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO PASSOS CHAGAS