Banca de DEFESA: VINICIUS SILVA VARANDAS
17/02/2020 10:00
A partição e purificação de celulases do complexo celulolítico produzido por Aspergillus niger foram analisadas em sistema bifásico aquoso (SAB) PEG/Citrato. Um estudo de otimização foi realizado com um planejamento fatorial 33, utilizando como variáveis independentes a massa molar de polietilenoglicol (MMPEG), comprimento de tie-line (TLL) e razão de volume (Vr), para analisar a partição e purificação do complexo composto por endoglucanase (CMCase) e celulase total (FPase). CMCase particionou-se preferencialmente na fase inferior (rica em sal), apresentando um coeficiente de partição (KCMCase) de 0,31, fator de purificação (PFb) de 7,73 e rendimento de recuperação (Yb) de 90,69 %, em condições de PEG 6000 g/mol, Vr de 0,25 e TLL de 32,3. A CMCase particionou-se principalmente na fase rica em sal em virtude da hidrofilicidade da superfície da enzima. A FPase particionou-se preferencialmente na fase superior (rica em polímero), apresentando como melhores resultados um coeficiente de partição (KFPase) de 2,69, rendimento de recuperação (Yt) de 86,79 % e fator de purificação (PFt) de 2,80, em condições operacionais de MMPEG 4000 g/mol, Vr de 0,75 e TLL de 32,3. De forma geral, o presente estudo sugere que sistema bifásico aquoso PEG/Citrato é uma potencial estratégia para a purificação de celulases extracelulares.
As celulases são enzimas de alto valor agregado no mercado em virtude de atuarem em sinergia para a liberação de açúcares, dos quais, glicose, é o que desperta maior interesse industrial. Entretanto, o alto custo de produção e purificação dessas enzimas é um fator limitante ao desenvolvimento dessa tecnologia. O objetivo deste estudo foi purificar celulase de Aspergillus niger em sistema bifásico aquoso (SAB) PEG/citrato visando à aplicação em hidrólise de biomassa lignocelulósica. A determinação dos dados do equilíbrio liquido-líquido dos sistemas PEG/Citrato mostrou que as metodologias empregadas foram eficientes na caracterização dos mesmos, onde foi possível verificar que as tie-lines dos diagramas de fases eram praticamente paralelas, podendo-se obter coeficientes angulares médios para cada sistema. Através dos dados do equilíbrio, foi construído um planejamento fatorial 33 com massa molar do PEG, razão de volume (Vr) e comprimento de tie-line (TLL) como variáveis independentes. A purificação da CMCase demonstrou que a mesma foi particionada preferencialmente na fase inferior (rica em sal), apresentando um coeficiente de partição mínimo de 0,31, fator de purificação de 7,73 e rendimento de recuperação de 90,69%. As condições operacionais que levaram a este ótimo foram com PEG 6000, razão de volume de 0,25 e TLL de 32,3, sendo essas duas últimas as variáveis que mais influenciaram estatisticamente na partição da enzima. Assim como as demais proteínas, a FPase particionou-se preferencialmente na fase superior (rica em polímero), apresentando como ponto ótimo um coeficiente de partição de 2,69, rendimento de recuperação de 86,79 % e fator de purificação de 2,80, em condições operacionais de PEG 4000, razão de volume de 0,75 e TLL de 32,3. Os resíduos de folhas mostram-se viáveis tanto para a produção de enzima quanto para a produção de açúcares fermentescíveis. Na hidrólise desta biomassa lignocelulósica, a celulase purificada possibilitou uma concentração final de 6,07 g/L de glicose no meio reacional e produtividade máxima de 0,872 g/L.h frente a 4,89 g/L e 0,650 g/L.h obtidas utilizando o extrato bruto, o que demonstra que a purificação das celulases nos SABs é uma importante estratégia na recuperação da enzima sem provocar perda de atividade catalítica.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18721-cde83bf194