Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA DOS SANTOS
14/02/2020 15:38
A socialização é um processo por meio do qual a criança apreende o mundo social. Refere-se à aprendizagem de regras, crenças, e valores que são compartilhados por seu grupo social e paralelamente contribui para o entendimento dos papéis sociais, bem como para formação de uma identidade étnica. A socialização depende de seus agentes de socialização para atingir o objetivo de transmissão de valores, crenças, expectativas e costumes culturais, dos quais se destacam os pais e a escola. É de extrema importância que a criança encontre na escola elementos expressivos da sua cultura e de sua origem, que contribuirão para a formação de um autoconceito positivo e de uma autoestima positiva. No entanto, esta não é a realidade das escolas brasileiras. Estudos fornecem pistas de que os estereótipos negativos, o racismo, a discriminação por raça ainda continua a marcar as experiências escolares de crianças. É neste cenário que presente estudo se apresenta com objetivo investigar a identidade, a autoestima individual e grupal de crianças negras, antes e depois de um programa de socialização étnica, observando se há mudanças resultantes dessa intervenção. Para tal o trabalho está organizado em três capítulos. O Capítulo 1 é uma revisão na literatura com objetivo de oferecer aporte teórico e fixar o estudo dentro do campo da Psicologia social, ao passo que apresenta os construtos que serão investigados. O Capítulo 2 consistiu numa revisão sistemática da literatura que visou capturar o cenário de intervenções para redução do preconceito racial na escola a nível nacional e internacional, alcançando as metodologias e aportes teóricos utilizados para tais intervenções. A revisão apresentou como principal resultado o fato de que a Psicologia brasileira pouco se dedicou a elaboração de intervenções no sentido de reduzir o preconceito racial. O Capítulo 3, ainda em construção, consistirá num estudo empírico com objetivo de investigar se uma intervenção em socialização étnica é capaz de produzir alguma mudança nos escores de identidade étnica, pertença grupal, autoestima/autoconceito individual e coletiva de crianças negras.
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