UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA DOS SANTOS
14/02/2020 15:38


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA DOS SANTOS
DATA: 27/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE PSICOLOGIA E FILOSOFIA
TÍTULO: NTERVENÇÃO EM SOCIALIZÇÃO ÉTNICA: EFEITOS SOBRE A IDENTIDADE E AUTOESTIMA INDIVIDUAL E GRUPAL DE CRIANÇAS NEGRAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Socialização étnica. Intervenção. Escola.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A socialização é um processo por meio do qual a criança apreende o mundo social. Refere-se à aprendizagem de regras, crenças, e valores que são compartilhados por seu grupo social e paralelamente contribui para o entendimento dos papéis sociais, bem como para formação de uma identidade étnica. A socialização depende de seus agentes de socialização para atingir o objetivo de transmissão de valores, crenças, expectativas e costumes culturais, dos quais se destacam os pais e a escola. É de extrema importância que a criança encontre na escola elementos expressivos da sua cultura e de sua origem, que contribuirão para a formação de um autoconceito positivo e de uma autoestima positiva. No entanto, esta não é a realidade das escolas brasileiras. Estudos fornecem pistas de que os estereótipos negativos, o racismo, a discriminação por raça ainda continua a marcar as experiências escolares de crianças. É neste cenário que presente estudo se apresenta com objetivo investigar a identidade, a autoestima individual e grupal de crianças negras, antes e depois de um programa de socialização étnica, observando se há mudanças resultantes dessa intervenção. Para tal o trabalho está organizado em três capítulos. O Capítulo 1 é uma revisão na literatura com objetivo de oferecer aporte teórico e fixar o estudo dentro do campo da Psicologia social, ao passo que apresenta os construtos que serão investigados. O Capítulo 2 consistiu numa revisão sistemática da literatura que visou capturar o cenário de intervenções para redução do preconceito racial na escola a nível nacional e internacional, alcançando as metodologias e aportes teóricos utilizados para tais intervenções. A revisão apresentou como principal resultado o fato de que a Psicologia brasileira pouco se dedicou a elaboração de intervenções no sentido de reduzir o preconceito racial. O Capítulo 3, ainda em construção, consistirá num estudo empírico com objetivo de investigar se uma intervenção em socialização étnica é capaz de produzir alguma mudança nos escores de identidade étnica, pertença grupal, autoestima/autoconceito individual e coletiva de crianças negras.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo ao Programa - 3050940 - KHALIL DA COSTA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf