Banca de DEFESA: DAYANNE SANTOS SILVA
13/02/2020 17:00
As universidades possuem múltiplos papeis, cuja base se dá no conhecimento e aprendizagem. Outro sim, elas estão diretamente relacionadas a inovação. Portanto, são peças fundamentais para o desenvolvimento nacional e regional. Nesse contexto, os papeis de ensino e pesquisa, aliados ao papel da extensão são abordados, adentrando na extensão para América Latina e Brasil. No contexto brasileiro, a extensão universitária ocorre muitas vezes de maneira pontual, como solução e consolidação do papel da universidade ao desenvolvimento regional, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) cria o programa dos Centros de Desenvolvimento (CDR). Que tem como objetivo principal alavancar o desenvolvimento regional brasileiro, utilizando as Instituições de Ensino Superior (IES) como universidades desenvolvimentistas. Para movimentar os atores locais em busca do desenvolvimento regional brasileiro, a partir de políticas de inovação inclusivas que utilizem o conhecimento como base e busquem melhorar a vida da sociedade. Atualmente, existem quatro projetos pilotos em andamento, nas regiões: Campina Grande (PB), Campanha (RS), Sudoeste Paulista (SP) e Distrito Federal (DF), cuja metodologia de implementação se deu por análise do CGEE, mas necessita de aperfeiçoamento. Portanto, o objetivo do trabalho é do trabalho é avaliar o processo de implementação do projeto dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR), para atuar na proposição de avanços nos critérios de seleção e implementação. Para avanços e propor melhorias ao processo de implementação, é proposta metodologia que analisa os dados do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) em três dimensões e indicadores, que envolve a interação do grupo de pesquisa com a sociedade e com o setor produtivo. Os resultados principais mostram que a análise dos grupos de pesquisa é uma fonte de dados de extrema relevância ao CDR, uma vez que se permite associar e verificar a relação com os projetos selecionados para cada região piloto.
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