Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO
13/02/2020 10:06
Esta tese traz como objeto de investigação os/as professores/as de uma Educação Menor. Tem como objetivo principal analisar as experiências de professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental que praticam uma Educação Menor, consoante com a perspectiva da Filosofia da Diferença, pensada a partir de Deleuze e do conceito de Educação Menor, cunhado pelo filósofo brasileiro Silvio Gallo. Esta trama se desenvolve por meio de linhas trazidas pelas chamadas teorias pós-críticas em educação. Optou-se por uma metodologia qualitativa que combina procedimentos e conceitos teóricos para abordar o objeto de pesquisa. O ponto de partida foi lançar um olhar a partir das NarrativoGrafias, ou seja, das experiências de vida pessoal e profissional desses/as professores/as, revisitando histórias de vida, cartografando acontecimentos passados e recentes, esclarecendo detalhes das trajetórias de vida dos/as entrevistados/as, identificando os obstáculos e facilidades encontrados nas suas trajetórias profissionais, suas motivações para a formação, e as nuances de expressões, emoções e afetos que emergiram durante as entrevistas no movimento do pesquisar.
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