UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA DANIELLY VASCONCELOS
13/02/2020 09:16


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA DANIELLY VASCONCELOS
DATA: 10/03/2020
HORA: 08:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: TRILHANDO CAMINHOS DOS SABERES DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Pedagogos. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Saberes Docentes.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Relacionar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com o processo de aprendizagem nos dias de hoje, torna-se essencial para que se construa uma base sólida de formação em que os discentes envolvidos neste processo, estejam preparados para os desafios da sociedade cada vez mais digital e que, estes, irão enfrentar e vivenciar em seu exercício profissional. O presente trabalho de pesquisa busca compreender os saberes docentes sobre TDIC e como estes saberes se relacionam com os discentes, em sua formação inicial, ou seja, durante a sua graduação. A escolha de tentar compreender os saberes docentes e a relação estabelecida com as TDIC na formação de pedagogos na Universidade Federal de Sergipe se deu a partir de pesquisas que relatam a deficiência dos recém-formados frente ao uso e compreensão acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em seu exercício profissional. Assim, construiu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, explicativa, segundo Marconi e Lakatos (2017) e Richardson (2012), tendo a técnica de análise, baseada na análise de conteúdo de Bardin (2016), além de ser um estudo de caso perante André (2005). Buscando, a partir desta compreensão, contribuir para uma formação mais assertiva destes profissionais e de uma relação onde as TDIC e os saberes docentes possam ser aliados no processo de formação e construção do conhecimento. Chega-se à consideração de que, os saberes docentes influenciam diretamente na construção do conhecimento por parte dos discentes, o que torna necessário a existência de uma cultura de formação continuada, de modo contínuo, como já se diz, por parte destes professores, para que possam contribuir de maneira mais assertiva com a formação dos seus discentes e as tecnologias serem aliadas no processo de construção desses saberes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2624776 - MARIA JOSÉ DANTAS
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf