Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA DE OLIVEIRA RALIN
13/02/2020 09:11
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas escolas públicas regulares, se constitui como uma importante ferramenta para o processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência. Orientada pelo materialismo histórico-dialético de Vigotsky o presente trabalho se propõe a analisar a configuração do atendimento educacional especializado no estado de Sergipe, buscando compreender como foi formado o AEE no estado e como se configura atualmente. Dentre as questões elencadas no mapeamento estão, o tipo de formação dos professores, o perfil dos alunos, e a relação entre AEE e sala regular. Para tanto, será utilizada como ferramenta metodológica a teoria fundamentada nos dados (TFD) proposta por Strauss & Corbin, por se tratar de uma ferramenta de pesquisa que busca primeiro descrever os fenômenos e analisá-los para elaborar conceitos a partir dos dados buscando respostas para esses fenômenos. Serão sujeitos dessa pesquisa gestores das secretarias de educação do estado e municípios, gestores das diretorias regionais de ensino (DRE), gestores de escolas públicas municipais e estaduais do estado de Sergipe, professores de sala de recurso e do atendimento educacional especializado. Para a coleta serão utilizados questionários, observações e entrevistas. A análise será a partir do mapeamento, que deve agregar informações de maneira coerente, e dar uma noção viva dos dados e padrões descritivos capazes de responder as questões de pesquisa. Posteriormente o os dados mapeados serão cruzados e comparados. Espera-se com essa pesquisa, através do mapeamento das salas de AEE compreender a configuração deste dispositivo e a relação entre o AEE e o sucesso no processo de inclusão escolar no estado de Sergipe.
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