UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ARLENE ARAÚJO DOMINGUES OLIVEIRA
10/02/2020 07:50

DISCENTE: ARLENE ARAÚJO DOMINGUES OLIVEIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: DIÁRIOS ON-LINE DA CIBERCULTURA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Diários On-line; Formação inicial de Professores; Multirreferencialidade; Pesquisa-Formação na Cibercultura
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

No início do século XX o curso para a formação de professores, foi integrado às universidades devido ao crescimento da industrialização no Brasil e a procura por uma maior escolarização pelos profissionais da educação, expandindo assim o sistema superior de ensino. Nesta pesquisa, que teve como objetivo compreender as reflexões sobre a formação inicial, presente nos diários on-line da cibercultura, dos discentes do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, os professores em formação inicial vivenciaram práticas da cibercultura ao produzir reflexões sobre seu processo de formação nos diários on-line. O percurso metodológico desta investigação de natureza qualitativa, utilizou a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura, que possibilita ao pesquisador aprendente e implicado formar e formar-se com os praticantes culturais da investigação. A abordagem epistemológica para análise dos dados foi a multirreferencialidade que propõe um olhar plural sobre o objeto investigado. A partir da interpretação e análise das informações produzidas com os sujeitos da pesquisa, emergiram três noções subsunçoras: reflexão sobre a formação e as tecnologias; mediação com as tecnologias na educação; e desafios e dilemas no estágio docente. A pesquisa concluiu que para uma formação inicial, condizente com as transformações sociais, políticas e econômicas do século XXI, é importante que as tecnologias digitais estejam presentes nas atividades de todas as disciplinas do currículo do curso e não apenas em uma única disciplina, pois desta forma torna-se difícil a imersão na cibercultura como sujeitos/praticantes culturais/atores sociais reflexivos e críticos capazes de compreender e transformar a realidade educacional vigente numa sociedade permeada por tecnologias conectadas em rede.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO