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Banca de DEFESA: DEIVESSON DE SOUSA LIMA
06/02/2020 07:45


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEIVESSON DE SOUSA LIMA
DATA: 18/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Formação inicial de professores. Perfil leitor. Formação de leitores.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura no processo de formação inicial de professores de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, com vistas à identificação das inter-relações entre o perfil leitor dos licenciandos e a formação de leitores. Partiu-se do pressuposto de que a leitura é um processo de compreensão de mundo que envolve características essenciais e singulares dos indivíduos, configurando-se como um elemento potencializador para a formação de leitores nos cursos de licenciaturas. Percebeu-se que os espaços de formação inicial docente, independente da área, são determinantes para promover aprendizagens com sentidos e significados, bem como a apropriação de conhecimentos e saberes disciplinares e curriculares, reforçando-se, dentre eles, a leitura e suas práticas. Tratou-se de uma investigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, que se apoia no movimento de tese-antítese-síntese da dialética. Os sujeitos foram os estudantes matriculados no período letivo 2019.2, nas disciplinas do Eixo Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física do IFS, que tiveram o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), e participaram do Projeto ‘Letramento Acadêmico Reflexivo: trabalhando fala, leitura e escrita na língua do universitário’. Colaboraram como referentes para as discussões Koch e Elias (2008), Kleiman (1989; 2001), Cagliari (2003), dados da revista Retratos da Leitura no Brasil (2003; 2008; 2012; 2016), Silva e Silva (2016), Vasconcellos (2011), André (2001), Anastasiou (2005), Konder (2008), Barros e Gasparin (2012), Lakatos e Marconi (2011), Prodanov e Freitas (2013), Vergara (2013), Ludwuig (2014), IFS (2014, 2015, 2017), Brasil (1996; 1998; 2002; 2014; 2019), Moraes e Galiazzi (2006; 2007; 2011; 2016) dentre outros autores. Quanto aos instrumentos, foram utilizados questionários (online), atividades formativas de leitura e produção de memorial reflexivo. Com as informações coletadas, trabalhados à luz da análise textual discursiva, considerando as fases de desconstrução/unitarização, categorização e construção do metatexto, foram identificadas três categorias emergentes de leitores: leitor formado, leitor semiformado e leitor em formação, concluindo-se com a necessidade de fomento de ações que corroborem para a melhoria da leitura e suas consecuções, nas instituições formadoras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - PEDRO PAULO SOUZA RIOS
Externo à Instituição - JOSE OSMAN DOS SANTOS
Externo à Instituição - SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

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