UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO ARAUJO CAVALCANTE
05/02/2020 15:59

DISCENTE: ALEXSANDRO ARAUJO CAVALCANTE
DATA: 06/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do DLEV
TÍTULO: A CANÇÃO COMO FOMENTO À LEITURA E AO LETRAMENTO POÉTICO
PALAVRAS-CHAVES: Canção; Letramento literário; Jogo; Poesia; Ensino Fundamental; Caderno Pedagógico
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Em geral, incumbe à escola a tarefa de criar no aluno o gosto pela leitura, pela literatura e pela poesia, criando condições para incentivar a criatividade, a intuição e o ludismo, bem como despertar-lhe a sensibilidade artística e poética. Apesar disso, em consequência de uma distorcida visão utilitarista e mercadológica, a poesia e a arte em geral integram um campo não lucrativo, muitos professores do ensino fundamental sentem-se culpados quando ocupam as aulas de Língua Portuguesa com a literatura, com a poesia e com a música. Consideram ser uma perda de tempo, haja vista haver conteúdos gramaticais obrigatórios mais “necessários, úteis e urgentes”. O presente trabalho tem por objetivo promover o letramento poético e estimular a leitura através do trabalho com as músicas “Trem Bala”, de Ana Vilela; “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, e “Flor de Lis”, de Djavan, na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo, do município de Rosário do Catete-SE. A confecção de um caderno pedagógico, bem como a aplicação do jogo “Carteado Poético”, criado para esse fim, auxiliarão na busca por esses objetivos. Serviram de embasamento teórico para nossas considerações os textos de Cândido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson, (2012), Neusa Sorrenti (2013), Goldstein (2006), Cyntrão (2009), Vasconcelos (2009), Cecília (2009), Huizinga (1999), entre outros.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - LEONARDO VICENTE VIVALDO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10