Banca de DEFESA: ALEXSANDRO ARAUJO CAVALCANTE
05/02/2020 15:59
Em geral, incumbe à escola a tarefa de criar no aluno o gosto pela leitura, pela literatura e pela poesia, criando condições para incentivar a criatividade, a intuição e o ludismo, bem como despertar-lhe a sensibilidade artística e poética. Apesar disso, em consequência de uma distorcida visão utilitarista e mercadológica, a poesia e a arte em geral integram um campo não lucrativo, muitos professores do ensino fundamental sentem-se culpados quando ocupam as aulas de Língua Portuguesa com a literatura, com a poesia e com a música. Consideram ser uma perda de tempo, haja vista haver conteúdos gramaticais obrigatórios mais “necessários, úteis e urgentes”. O presente trabalho tem por objetivo promover o letramento poético e estimular a leitura através do trabalho com as músicas “Trem Bala”, de Ana Vilela; “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, e “Flor de Lis”, de Djavan, na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo, do município de Rosário do Catete-SE. A confecção de um caderno pedagógico, bem como a aplicação do jogo “Carteado Poético”, criado para esse fim, auxiliarão na busca por esses objetivos. Serviram de embasamento teórico para nossas considerações os textos de Cândido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson, (2012), Neusa Sorrenti (2013), Goldstein (2006), Cyntrão (2009), Vasconcelos (2009), Cecília (2009), Huizinga (1999), entre outros.
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