UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ILNARA DE JESUS SANTOS
04/02/2020 14:06

DISCENTE: ILNARA DE JESUS SANTOS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: FORMAÇÃO EM ECOPEDAGOGOS PARA PENSAR AS ÁGUAS URBANAS NA “BICA DE SÃO CRISTÓVÃO/SE”
PALAVRAS-CHAVES: Ecopedagogia. Educação Ambiental. Sociedade e natureza. Preservação. Bica dos Pintos. São Cristóvão.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No campo relacionado à educação, é fundamental enfatizar temáticas que abordem a relação homem, meio ambiente e sensibilização humana. Essa relação torna-se relevante para que as pessoas entendam o mundo em que vivem e passem a respeitar a natureza, desencadeando qualidade de vida para toda a população. Como se sabe, a educação é uma das ferramentas mais eficaz para ressignificar formas de ver e cuidar do nosso planeta Terra para que possamos usufruir dos bens oferecidos pela natureza, indicando assim um novo modelo de comportamento e buscando um equilíbrio no ambiente. Para tanto, o nosso trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a formação de ecopedagogos com enfoque principal na relação águas urbanas-bica-escola, utilizando como campo de pesquisa a Bica dos Pintos, localizada na cidade de São Cristóvão-SE. Para isso, desenvolvemos dois projetos, um curso de formação continuada sobre a temática para alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Sergipe (FISE) e construímos um vídeo documentário como produtos didáticos, e a partir da aplicabilidade de um projeto pedagógico sobre as dimensões e desafios da Educação Ambiental na Escola Estadual “Professor Manuel dos Passos Oliveira Teles”, situada na mesma cidade onde se encontra a Bica dos Pintos foi construída pelos alunos uma cartilha eletrônica . Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, a qual tem como método dialético, utilizamos como ponto de partida os levantamentos bibliográfico e documental, com aplicação de entrevistas para uma análise diagnóstica junto aos (as) alunos(as) envolvidos(as) e moradores do seu entorno. Para concretização do nosso trabalho, utilizamos como suporte teórico-metodológico os estudos de com suporte teórico-metodológico os estudos de Freire (1979) e Loureiro (2003) sobre Educação Ambiental, Gadotti (2009) sobre a ecopedagogia, Tudise (2008) acerca das águas urbanas Batista (2015) e Gadotti (1990) sobre método , além de Gil (2008) , Gil e Godoy (1995), Lakatos e Marconi (2001) sobre metodologia , dentre outros de igual relevância. Essas atividades permitiram a discussão da problemática ambiental no que se refere ao uso das águas da Bica dos Pintos e a conservação do local, assim como o levantamento de possíveis soluções para problemas encontrados. Vale ressaltar que o diálogo de saberes possibilitou a todos os envolvidos se reconhecerem como atores principais de sua história, sendo cada um estimulado a participar na melhoria do local. Assim, diante do envolvimento dos alunos, foi possível observar o olhar crítico e reflexivo de cada um sobre os problemas ambientais, contribuindo, dessa forma, para a sua formação cidadã.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA