UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: PRISCILA DANTAS FERNANDES
04/02/2020 11:12

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA DANTAS FERNANDES
DATA: 28/02/2020
LOCAL: DIDÁTICA VII - SALA 202
TÍTULO: GÊNESE DA DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1980-1993)
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Departamento de Educação. Disciplinas. Professores. Universidade Federal de Sergipe.
ÁREA: Educação

O objeto de pesquisa desta tese é a disciplina Alfabetização no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, na perspectiva da História das Disciplinas Escolares (HDE) e História da Alfabetização. Tem por objetivo analisar a gênese da disciplina Alfabetização no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (1980-1993). Delimitei o marco temporal entre 1980, quando principiou os debates a respeito do novo currículo do curso de Pedagogia, e 1993, ano da sua implementação curricular. Delineei como objetivos específicos: identificar os professores que lutaram pela implantação da disciplina Alfabetização no DED; conhecer as relações dos professores da UFS com a Coordenadoria Técnico Pedagógica (COTEP); identificar os campos de disputas travadas no DED durante as mudanças no novo currículo. Esta é uma pesquisa historiográfica respaldada na perspectiva da História Cultural, de cunho documental, inserindo-se no campo da História das Disciplinas Escolares e da História da Alfabetização, como dito acima. Analisei a gênese da disciplina Alfabetização, norteada pelos conceitos de campo, cultura escolar, currículo, disciplina e alfabetização baseados, respectivamente, em Bourdieu; Felgueiras e Dominique Julia; Goodson e Silva; Chervel; Soares. Concretizei o percurso metodológico mediante pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas. Resoluções, portarias, atas, horários, regimentos, relatórios, jornais, leis e boletins compuseram as fontes analisadas nesta pesquisa. A tese defendida é a de que o debate sobre a melhor forma de alfabetizar nas salas de aula das escolas sergipanas, em meio a dificuldades e resistências, originado com o Projeto de Alfabetização, as experiências teóricas com o curso de especialização na UNICAMP e a disseminação dos conhecimentos adquiridos na prática pelos profissionais da COTEP, culminaram na constituição e estabelecimento do campo da Alfabetização no Departamento de Educação da UFS.

Externo à Instituição - JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA MELLO
Interno - 189.912.895-68 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI