UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO DE MENEZES REGO
04/02/2020 10:05


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO DE MENEZES REGO
DATA: 18/02/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: CARA E COROA: UM ROTEIRO PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; moedas; numismática; fontes históricas.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

As moedas estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos da civilização e são testemunhos coevos de diferentes épocas históricas. A unidade monetária brasileira sofreu alterações sucessivas durante a sua história. Como resultado desse fenômeno, um rico e diversificado legado iconográfico reside na coleção numária brasileira. Uma profusão de legendas, símbolos, brasões e efigies de personalidades históricas, são sinais que testemunham os valores institucionais da época em que circularam. O trabalho utilizará como referencial teórico a noção de Educação Histórica, formulada por Jorn Rüsen, cuja linha de pesquisa busca esclarecer o processo de formação da consciência histórica em estudantes no contexto de escolarização. Utilizaremos, ainda, o conceito de interpretação numismática, pois, a compreensão e análise da iconografia das moedas aplicadas ao processo de ressignificação do Ensino de História auxiliarão, para nós, no desenvolvimento de uma educação histórica significativa. A pesquisa estará dividida em duas partes distintas. A primeira parte do trabalho terá como objetivo fundamentar o uso de moedas como meio para o ensino de história, demonstrando seu papel privilegiado no desenvolvimento das competências e habilidades de representação e comunicação que emergem no ato de criticar, analisar e interpretar fontes documentais da disciplina história no espaço escolar. A segunda parte do trabalho consistirá em desenvolver um instrumento que norteará o trabalho dos professores em sala de aula, um roteiro para análise das moedas dos diversos períodos históricos nacionais: Colônia, Reino Unido, Império e República. Acreditamos que o uso dessa ferramenta didática, permitirá ao professor, caracterizar, analisar e interpretar as múltiplas potencialidades disponíveis nessas fontes, suas motivações temáticas e contextualização histórica. Possibilitando, o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise dessa fonte material, estimulando o incremento da criticidade e autonomia de pensamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - AARON SENA CERQUEIRA REIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10