UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MAYRA FERREIRA BARRETO
04/02/2020 10:05

DISCENTE: MAYRA FERREIRA BARRETO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: Abordagem de temáticas da Ditadura Civil-Militar por meio de Jornais Sergipanos (1964-1974)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Fontes históricas. Imprensa Sergipana. Ditadura Civil Militar
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

A pesquisa intitulada Abordagem de Temáticas da Ditadura Civil- Militar por meio de Jornais Sergipanos (1964/1974) apresenta reflexões a respeito da utilização de jornais sergipanos como fonte para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, valorizando-os como potencial didático para a aprendizagem histórica especialmente na abordagem de temáticas e/ou objetos do conhecimento (BNCC, 2019) relacionadas com o período da Ditadura Civil Militar no Brasil. O periódico escolhido foi a Gazeta de Sergipe, jornal que teve grande circulação na capital no período estudado, além de estar digitalizado e disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) acessível no seguinte endereço: jornaisdesergipe.ufs.br/. O objetivo final é a produção de um catálogo de fontes, com propostas de roteiros e atividades a serem exploradas e utilizadas pelos estudantes com a orientação do professor. A pesquisa dialoga com estudos no campo de educação histórica, em particular, aos estudos de (Rüsen, 2001, 2007), Peter Lee (2001,2006); Schmidt (2009) Isabel Barca (2001, 2009). Como proposta metodológica a pesquisa está dividida nas seguintes etapas: seleção do impresso; coleta de fontes nos jornais selecionados; análise do material coletado; produção escrita e elaboração do produto final. Dessa forma, o trabalho tem como motivação pensar em práticas para o ensino de história e produzir material didático, propondo o uso de novas abordagens e fontes para o ensino de história. O produto permitirá ao professor de história discutir de forma crítica com os estudantes representações a respeito da Ditadura Civil Militar no Brasil e suas relações com o presente, além que eles compreendam aspectos da produção do conhecimento historiográfico e observassem na prática a utilização do método histórico investigativo.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10