Banca de DEFESA: BYRON ANDERSON COSTA BASTOS
04/02/2020 10:05
O presente trabalho objetiva demonstrar um procedimento didático-pedagógico, pautado na produção de conhecimento histórico, em sala de aula e, para tanto, lança mão da fonte literária para subsidiar tal produção. Foi feita uma seleção de poesias nacionais produzidas entre 1850 e 1900 e utilizá-las como ferramenta para o ensino de História do Brasil. Não se trata dum estudo de toda produção poética desse período, e sim da coleta e elaboração de uma antologia temática a partir de temas canônicos da Historiografia Nacional. Com isso, pretende-se demonstrar a viabilidade e as vantagens do uso da poesia no ensino de História da Educação Básica. Assim como suas potencialidades pedagógicas enquanto instrumento de ensino, através da elaboração de um roteiro de utilização dessas poesias em sala de aula. De forma que seja possível a qualquer professor de História, utilizá-las. Afinal, a literatura, quando vislumbrada como fonte de produção de conhecimento histórico, potencializa a investigação da dimensão imaginária da sociedade de um período, indicando as sensibilidades de uma época.
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