UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE OLIVEIRA FELIZMINO
04/02/2020 08:56

DISCENTE: THIAGO DE OLIVEIRA FELIZMINO
DATA: 06/02/2020
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Bullying e abuso sexual em adolescentes de escolas públicas
PALAVRAS-CHAVES: bullying, abuso sexual, adolescência, ambiente escolar.
ÁREA: Psicologia

O interesse em compreender sobre as violências em que os adolescentes estão susceptíveis tem levado pesquisadores de todo o mundo a investigar de forma isolada, principalmente, dois fenômenos: o bullying e o abuso sexual. Tanto no Estado de Sergipe, quando nas demais unidades da federação brasileira, é notável a carência de estudos publicados sobre bullying e abuso sexual correlacionados, ou seja, o abuso sexual sendo perpetrado na forma de bullying. Face a essa lacuna percebida, realizou-se este estudo, intitulado: Bullying e abuso sexual em adolescentes de escolas públicas, com o objetivo de analisar e discutir ambos os fenômenos partir dos entendimentos de estudantes e professores da Grande Aracaju. Convém ressaltar que parte dos desdobramentos presentes nesta dissertação é fruto da participação do projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, cujo alcance é maior, tanto nacional quanto internacional. Assim sendo, esta dissertação foi composta por cinco estudos. O primeiro deles, um estudo teórico, intitulado: “Bullying e abuso sexual em adolescentes: um estudo teórico”, com o objetivo de promover a problematização do bullying e do abuso sexual em adolescentes, através da discussão dos principais conceitos, das epidemiologias, ambientação e consequências. O segundo estudo, uma revisão integrativa, intitulado: “Bullying e abuso sexual em adolescentes: uma revisão integrativa”, teve o objetivo de reunir as principais discussões associando adolescentes e situações de bullying e/ou abuso sexual, publicadas entre 2008-2018. Para a realização dos terceiro e quarto estudos, foi selecionada uma amostra de 284 estudantes, ambos os sexos, do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da Grande Aracaju. Neste sentido, o terceiro estudo, intitulado: “Bullying em adolescentes e sua relação com autonomia e autoritarismo”, teve o objetivo de investigar práticas de violência escolar em relação ao bullying sofrido e praticado; verificar os maus tratos vivenciados pelos alunos, averiguando se os provocadores são autoritários e se os provocados não são autoritários; se há relação entre autonomia diante da autoridade e prática da violência em geral; e o índice de manifestação de preconceitos nos estudantes. O quarto estudo, intitulado: “Autoindicação do bullying frente as crenças do abuso sexual”, teve o objetivo de identificar as crenças que os estudantes têm frente ao abuso sexual infantojuvenil. Bem como, verificar se estas interferem na autoindicação do bullying (acariciar sem permissão), tanto entre os provocadores quanto entre os provocados. No tocante ao quinto estudo, a amostra foi comporta por 12 professores, de ambos os sexos, que lecionavam aos estudantes participantes dos estudos anteriores, o qual foi intitulado: “Conhecimentos, sentimentos e atuação de professores frente ao abuso sexual em adolescentes”. Seu objetivo foi verificar quais são os conhecimentos e sentimentos que professores do ensino fundamental têm sobre o abuso sexual em adolescentes, bem como suas atitudes frente à revelação da vivência desta violência sexual por parte dos discentes. O diferencial, portanto, desta dissertação está em combinar ambos fenômenos, de modo que foi possível perceber, através dos adolescentes, a autoindicação do bullying em voga nas realidades pesquisadas, suas implicações quanto a elementos motivacionais (autoritarismo/fascismo, autonomia e preconceito), sua manifestação na forma de abuso sexual (acariciar sem permissão), bem como quais são as crenças que os mesmos têm que legitimam/validam o abuso sexual, e os entendimentos, sentimentos e atitudes de professores em relação a esse último fenômeno.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 016.155.320-64 - RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO
Externo à Instituição - LEONOR MARÍA CANTERA ESPINOSA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf