UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
03/02/2020 21:35

DISCENTE: ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
DATA: 28/02/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DE LETRAS
TÍTULO: O GÊNERO ENTREVISTA E A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, PRÁTICA SOCIAL, GÊNERO ENTREVISTA, ENSINO FUNDAMENTAL.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Na sociedade atual, com a modernização dos recursos tecnológicos de informação e comunicação, a interatividade humanaestá centralizada na leitura, sobretudo porque tanto o conhecimento quanto as práticas cotidianas perpassam por meio de algum tipo de escrita. Assim, o ato de ler conforma-se como uma prática social imprescindível ao ser humano para compreender o mundo à sua volta e atribuir-lhe sentido. Longe disso, infelizmente, caminha a formação leitora nas escolas, de um modo geral. Nesse sentido, considerando as dificuldades de compreensão manifestadas pelos alunos ao longo das aulas, bem como as suas dificuldades em mobilizar habilidades leitoras e o notório desinteresse destes em praticar leitura em sala de aula, desenvolveu-se o presente trabalho de pesquisa, partindo do contexto de uma escola pública, no qual a pesquisadora também exerceu o papel de professora. Dessa realidade, originou-se o questionamento:se era possível implementar uma intervenção pedagógica que estimulasse a prática de leitura em sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuísse efetivamente para a formação leitora nas séries finais do ensino fundamental? Frente a essa questão levantou-se a hipótese de que seria possível colaborarcom a formação dos leitores trabalhando com textos do gênero entrevista, a partir da elaboração e implementação de oficinas pedagógicas de leitura e produção textual. Estabeleceu-se, assim, como propósitos norteadores desse trabalho, estimular os alunos à prática de leitura em sala de aula, desenvolver habilidades leitoras como: identificação de tema/informação central do texto, inferência de informação implícita, identificaçãoda finalidade do gênero e compreender a leitura não simplesmente como ato de decodificação, mas como uma prática social. Tal proposta foi implementada com alunos do 9° ano com baixo desempenho em habilidades leitoras e sua aplicação contou com fases de diagnóstico de leitura, práticas direcionadas de leitura e escrita e teste de verificação de leitura. As atividades implementadas nas oficinas foram alinhadas às orientações e estratégias de leitura de (KLEIMAN, 2002), (SOLÉ, 1998) e (ANTUNES, 2003), bem como as de escrita foram amparadas pelas direções de (MARCUSCHI, 2008) e (PASSARELLI, 2004). Os resultados alcançados após a intervenção pedagógica mostraram que a sua implementação colaborou para que os alunos desenvolvessem sua competência leitora, mobilizando as habilidades que eles haviam manifestado dificuldades em exercê-las no teste diagnóstico. E, por reflexo, esses resultados evidenciaram que o trabalho a partir do gênero textual entrevista, implementado por meio de oficinas, revelou ser uma intervenção pedagógica eficiente para motivar os alunos a praticar a leitura em sala de aula. Além disso, a intervenção mostrou-se significativa para os alunos, proporcionando-lhes condições para que ampliassem a percepção sobre leitura, compreendendo-a como prática social, bem como manusear a língua a partir de uma situação real de comunicação, por meio da qual eles tiveram a oportunidade de viver o momento da prática, do uso, experimentando a construção e comunicação de um texto oral, que posteriormente foi materializado como trabalho escrito e publicado em suas redes sociais. Concluiu-se que o trabalho pedagógico centrado no gênero textual entrevista mostrou ser capaz de produzir efeitos reais para o desenvolvimento da formação leitora, imediatamente, dos alunos envolvidos nessa pesquisa, e de modo mediato, para alunos do Ensino Fundamental II.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo ao Programa - 1081099 - PAULO SERGIO DA SILVA SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e