UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DANIEL BRONDANI ILHA
03/02/2020 17:14

DISCENTE: DANIEL BRONDANI ILHA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: “SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE MILHO NO MUNICÍPIO DE CARIRA-SE ”
PALAVRAS-CHAVES: Manejo do solo. Semiárido. Impacto ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Nas últimas décadas ocorreram profundas alterações na conjuntura agrícola do semiárido sergipano, sobretudo, na região oeste do Estado, que se transformou em importante polo produtor de milho em regime sequeiro. A atividade trouxe benefícios a economia por elevar a renda no campo e manter ocupada mão de obra na zona rural. A partir de 2008, a produção elevou-se de modo significativo pelo uso intensivo de agroquímicos e materiais genéticos de alta produtividade, além da difusão da mecanização agrícola. Entretanto, a cultura tem se mostrado vulnerável às restrições edafoclimáticas intrínsecas do semiárido associadas a altas taxas de evaporação, elevadas temperaturas, baixos índices de precipitação, irregularidade espaço-temporal na distribuição das chuvas, solos com relativa baixa profundidade efetiva e elevada susceptibilidade a erosão. O emprego de práticas não conservacionistas de manejo do solo e o uso de pacotes tecnológicos alheios às questões regionais especificas podem estar agravando a vulnerabilidade da cultura ao clima da região. Além de gerar degradação ambiental e instabilidade na produção, que tem apresentado significativa variabilidade de rendimento nas últimas safras, o que influência no grau de sustentabilidade da atividade e dos estabelecimentos agrícolas. Assim, o presente estudo tem como objetivo estimar o nível de sustentabilidade de estabelecimentos rurais envolvidos com a produção de milho na microbacia do rio Socavão, em Carira, Sergipe, bem como identificar aspectos potenciais e limitantes à sustentabilidade da exploração da cultura do milho. A presente pesquisa fundamenta-se na hipótese de que a exploração intensiva da cultura do milho contribui para a redução do nível de sustentabilidade dos estabelecimentos agrícolas. A pesquisa apresenta abordagem quali-quantitativa, tendo caráter exploratório-descritivo com levantamento bibliográfico documental e coleta de dados em campo. Para avaliar o nível de sustentabilidade dos estabelecimentos rurais foi utilizado o método de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades Rurais (APOIA-NovoRural) desenvolvido pela Embrapa, composto por 62 indicadores, englobando cinco dimensões de sustentabilidade: Ecologia da Paisagem, Qualidade Ambiental (Atmosfera, água e solo), Valores Socioculturais, Valores Econômicos e Gestão e Administração Rural. A aplicação do método exigiu análises físico-químicas da água e solo, observações e ensaios in loco, além da aplicação de questionário. Como resultado, foi constatado baixos índices de sustentabilidade nos estabelecimentos rurais avaliados. As dimensões mais restritivas que condicionam a menores níveis de sustentabilidade referem-se a Ecologia da Paisagem e a Gestão e a Administração Rural. Ademais, a carência de assistência técnica, baixa diversidade produtiva e a ocorrência de solos compactados, rasos e pedregosos, com relativa baixa profundidade efetiva simultaneamente a adoção de práticas de manejo não conservacionistas e, sobretudo, a variabilidade espaço temporal das chuvas e baixos índices de precipitação oferecem restrições à níveis mais elevados de sustentabilidade da exploração da cultura do milho. Além disso o manejo inadequado do solo constitui-se em fonte potencial de degradação dos recursos naturais. Em compensação preços médios pagos aos produtores em níveis elevados, terrenos relativamente planos com baixa declividade média e solos relativamente férteis estimulam a obtenção de índices mais elevados de sustentabilidade.

Presidente - 1316620 - ALCEU PEDROTTI
Externo ao Programa - 3159407 - ANA PAULA SCHERVINSKI VILLWOCK
Externo à Instituição - ANA PAULA SILVA DE SANTANA
Externo ao Programa - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA