UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: FABIANA DE CÁSSIA DE ARAÚJO SILVA
03/02/2020 10:03


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA DE CÁSSIA DE ARAÚJO SILVA
DATA: 14/02/2020
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 33 - Propadm
TÍTULO: COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PARA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM EMPRESAS HOTELEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Diferenciação. Estratégia. Vantagem competitiva.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO:

O presente estudo, atribui as competências organizacionais para sustentabilidadesocioambiental como um diferencial no mercado, capaz de influenciar na vantagemcompetitiva das organizações, tendo como objetivo, analisar as competências organizacionaispara a sustentabilidade socioambiental de empresas hoteleiras da cidade de Arapiraca-AL.Para a pesquisa foi adotado o Framework desenvolvido por Kaehler (2013), com um métodode identificação; análise do Desempenho, Sustentabilidade e Organização (D.S.O), e;classificação da competência. A investigação foi realizada com cinco Gerentes das empresashoteleiras, através de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, com oprocedimento de estudo de casos múltiplos, em que as evidências foram coletadas através deentrevistas estruturadas, observação não participante e documentos, sendo utilizada a técnicade análise de conteúdo de Bardin (2016) para a análise dos dados. Como resultados,identifica-se competências organizacionais entre os hotéis, tanto para sustentabilidadeambiental como social, sendo a ambiental desenvolvida com mais afinco, e a social ainda rara,com pouca ênfase para seu desenvolvimento. Para a sustentabilidade ambiental identificou-seas competências, 1) a gestão dos recursos hídricos e elétricos (quatro hotéis), 2) a gestão dosrecursos hídricos, elétricos e dos resíduos sólidos (um hotel); enquanto para a sustentabilidadesocial indica, 3) o compartilhamento dos valores da organização por colaboradores noatendimento ao cliente (dois hotéis). Constata-se ainda que as competências 1 e 3 sãoclassificadas como básicas, pois contribuem indiscutivelmente para a sobrevivência dosestabelecimentos, no entanto, a gestão dos recursos hídricos, elétricos e dos resíduos sólidos,classifica-se como diferenciada no mercado competitivo, por possuir uma elevada e distintaentrega de valor pelo hotel, com possibilidades para um potencial competitivo, capaz decontribuir para uma posição de liderança, mas que ainda é considerada incipiente comoestratégia para influenciar a vantagem competitiva nas empresas hoteleiras. Verificou-se que acompetência é imprescindível e contribui decisivamente, quando se une a outros serviços einfraestrutura do hotel, para alcançar uma vantagem competitiva no mercado. O estudoampliou o conhecimento das pesquisas direcionadas as competências organizacionais parasustentabilidade socioambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 277760 - MONICA CRISTINA ROVARIS MACHADO
Externo ao Programa - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA

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