UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: LINDIANE DE SANTANA
03/02/2020 09:37


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDIANE DE SANTANA
DATA: 21/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: Embelecando a Educação: saberes griôs no povoado Capunga em Moita Bonita - Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Saberes, Tradição Oral, Embelêcos
PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou compreender os saberes griôs presentes na brincança dos Embelêcos, no Povoado Capunga, em Moita Bonita-SE. Para isso mediamos um “processo vivencial-racional” de brincança com mestres e aprendizes griôs dos Embelêcos, onde a própria pesquisadora se coloca como aprendiz griô, objetivando absorver, aprender e guardar os saberes produzidos a partir da tradição oral. Procedemos pela identificação dos mestres griôs do povoado e de seus saberes, fundamentados na tradição oral. Para tanto, nos propusemos a conhecer a história do povoado e seus encontros com a tradição oral dos Embelêcos guardada na memória dos sábios da oralidade. Nossa proposta foi, após o levantamento inicial da manifestação artítico-cultural dos Embelêcos, proceder pela construção coletiva de uma Oficina com os mestres dos Embelêcos, identificados pela comunidade. Teoricamente nos ancoramos na noção de tradição oral como saberes e fazeres da cultura de um povo, transmitido e reconhecido coletivamente através da oralidade e da corporeidade de geração em geração, no âmbito das educações não-formais. A partir desses caminhos que estão sendo percorridos sob inspiração da Investigação Ação-Participativa – IAP, entrelaçada a Pedagogia Griô e escrita por vezes inspirada na etnografia sensível, caminhamos com os saberes griô dos Embelecos do povoado Capunga, em Moita Bonita – SE. Com eles vivenciamos os saberes musicais, plásticos, visuais e da natureza. Saberes que subvertem, resistem e reexistem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo ao Programa - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Externo à Instituição - SÔNIA REGINA MIRANDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf