UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DANISE VIVIAN GONÇALVES DOS SANTOS
31/01/2020 09:26

DISCENTE: DANISE VIVIAN GONÇALVES DOS SANTOS
DATA: 27/02/2020
LOCAL: AUDOTÓRIO DO DED (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE- CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação de professores. Processo de Ensino e Aprendizagem. Tecnologias digitais de informação e comunicação.
ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada “As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Instituto Federal de Sergipe- Campus São Cristóvão” teve por objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem no Curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. Está caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para fundamentar a prática docente nos baseamos nos conceitos de saberes docentes (TARDIF, 2014) como elementos constitutivos desta prática, além de outros autores para as perspectivas da formação docente. Tomamos como apoio também os referenciais para a Educação profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, Pacheco (2011), Ramos (2007), Meneses Filho e Costa (2017). Além das abordagens teóricas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Kenski (2012), Cox (2003), Almeida (2014), Santaella (2003, 2007, 2013), Levy (2010) Lemos (2015), Rudiger (2016), Ferrete (2016). Utilizamos como instrumentos para produção dos dados questionários com estudantes, entrevista com professores e observação em espaço virtual, além da leitura dos documentos institucionais norteadores da prática educativa no IFS. O procedimento de análise e interpretação dos dados se deu na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstram que os estudantes e docentes usam as TDIC para o ensino e aprendizagem, mas ainda de forma tímida e pouco articulada ao currículo, além da necessidade de melhoria na infraestrutura da IES.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE