UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA KALLINY PEREIRA DOS SANTOS
30/01/2020 21:33

DISCENTE: JÉSSICA KALLINY PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala E5 - NUPEG
TÍTULO: Avaliação da qualidade da água do rio Sergipe – SE
PALAVRAS-CHAVES: Monitoramento ambiental; Índice de qualidade; Poluição hídrica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

O consumo desenfreado da água em conjunto com a falta de um bom planejamento e gestão dos recursos hídricos no nosso país vem ocasionando um déficit na disponibilidade e principalmente na qualidade da água. Seu monitoramento se faz necessário para avaliar, quantificar e identificar possíveis interferências antropogênicas e naturais nos corpos d´águas visto que as contaminações destes recursos provêm de diversas fontes destacando-se os efluentes domésticos, industriais e atividades agrícolas. O objetivo desse estudo é avaliar a qualidade da água do Rio Sergipe – SE através do índice de qualidade da água (IQA) por meio dos parâmetros físico-químicos (oxigênio dissolvido; demanda bioquímica de oxigênio; pH; temperatura; nitrogênio total; fósforo total; sólidos totais; turbidez) e dos parâmetros microbiológicos (coliformes totais e termotolerantes) e realizar seu enquadramento através da Resolução CONAMA nº 357/2005. Foram selecionados cinco pontos de amostragem: P1 – nascente do rio Sergipe (ponto de controle) no município Nossa Senhora da Glória; P2 – no município de Santa Rosa de Lima; P3 – no município de Riachuelo; P4 – confluência dos rios Sergipe e Cotinguiba entre os municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro; P5 - no município de Laranjeiras. Já foram realizadas duas campanhas de amostragem (agosto/2019 e dezembro/2019) e foram coletadas amostras de água em frascos de polietileno com volume de 1 L para as análises físico-químicas e amostras de água em frascos de vidros previamente autoclavados com volume de 300 mL para as análises microbiológicas. Também serão determinadas as concentrações de metias como alumínio, cádmio, chumbo, cobre, cromo, ferro, fósforo, magnésio, manganês, mercúrio, potássio e zinco em busca de relações com as possíveis fontes de contaminação da área de estudo. As amostras de água foram encaminhadas para o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para fazer os ensaios dos parâmetros citados. Através dos resultados das análises dos parâmetros e tratamento estatístico usando o método da análise de componentes principais (PCA) pretende-se determinar a qualidade da água do rio Sergipe assim como identificar as causas mais relevantes que estejam provocando uma baixa qualidade deste corpo hídrico como também dos parâmetros que vem gerando esse decaimento. Por meio dessas informações será possível realizar o seu enquadramento e uma melhor eficácia na gestão do rio Sergipe, auxiliando os órgãos gestores nas tomadas de decisões buscando soluções que possibilitem mitigar os impactos ambientais que o rio Sergipe esteja sofrendo melhorando o ecossistema aquático e beneficiando toda a comunidade.

Presidente - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Interno - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA