UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
30/01/2020 15:54

DISCENTE: LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 12/02/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: DA SOCIEDADE DISCIPLINAR À SOCIEDADE DE CONTROLE: PROTAGONISMOS E CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS MUDANÇAS DE REGIMES DE PODER
PALAVRAS-CHAVES: Poder. Poder disciplinar. Poder de controle. Escola. Educação.

Este trabalho buscou trazer um exercício teórico do conceito de poder através da sociedade disciplinar de Michel Foucault e da sociedade de controle de Gilles Deleuze. Almejamos refletir como a escola, enquanto instituição da modernidade, está sendo impactada por essas alterações na lógica de funcionamento das relações de poder com a transição de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de controle. E como isso tem penetrado e atingido a sua soberania. Tendo em vista que o poder no controle atua em modo aberto. Ou seja, fora da lógica de confinamento típica da sociedade disciplinar a qual a escola foi instituída. Buscamos através da análise da relação e das tensões institucionais entre a escola e a família, da produção e da regulamentação de novas formas de violência e da atuação de dois movimentos políticos, a escola sem partido e as recentes ocupações dos secundaristas, trazer alguns indícios quem têm caracterizado esse processo de transição e de transformação que tem permeado a escola.

Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI