UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
30/01/2020 09:30

DISCENTE: EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
DATA: 20/02/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: MEMINÓ: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE METÁFORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua. Metáforas. Memes. Games.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Neste trabalho de conclusão final (TCF), objetivou-se apresentar as etapas realizadas para odesenvolvimento de um produto pedagógico idealizado e construído no âmbito do Programa deMestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe –Campus São Cristóvão, intitulado Meminó. Tal recurso didático foi voltado para professores ealunos de Língua Portuguesa, tendo seu foco na exploração das metáforas conceptuais(LAKOFF; JOHNSON, [1980] 2003), no viés da Semântica Cognitiva, presentes em memes.A problemática que motivou a execução deste trabalho partiu da observação da dificuldade quealunos possuem para interpretar adequadamente textos multimodais. Acredita-se que talproblemática pode advir da não condução adequada de atividades pedagógicas que explorem,basicamente, a metáfora nessa tipologia textual, uma vez que, muitas vezes, é através dela quea efetividade de sua interpretação pode ser alcançada (SWEETSER, 1990). As turmasselecionadas para se trabalhar com o produto aqui descrito foram as de sétimo e nono anos doEnsino Fundamental II, pois é nessa etapa que a metáfora é sugerida como aspecto gramaticala ser estudado pelos discentes tanto pelo Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino deSergipe quanto pelo Currículo de Sergipe e a Base Nacional Comum Curricular.Metodologicamente, foi realizada previamente a aplicação de um questionário para 46estudantes que pertencem a duas turmas de sétimo ano, a fim de saber qual gênero discursivo equais temáticas eles gostariam que fossem trabalhados nas aulas. Uma das perguntas se assentousobre qual gênero multimodal eles gostam mais. O resultado preliminar indicou o meme. Emcontinuidade, os alunos ainda puderam expressar quais temáticas gostariam que fossemexploradas em sala de aula, com alicerce nas propostas dos temas transversais e temasmotivadores, respectivamente, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da BaseNacional Comum Curricular (BNCC). Os mais indicados na pesquisa foram: a) TecnologiasDigitais; b) Trabalho, Consumo e Educação Financeira; e c) Orientação Sexual. A partirdesses dados, foi produzido um produto pedagógico no molde jogo, denominado Meminó, comoproposta de ratificação de aprendizado de metáforas, podendo ser utilizado por professores deportuguês como recurso didático para promoção da leitura, por meio de um gênero multimodalde amplo alcance dos jovens: o meme. Posteriormente à elaboração do produto, foram feitastrês aplicações com protótipos de Meminó: (i) uma com professores de Língua Portuguesaefetivos da rede pública; (ii) outra com uma turma de 7o ano de Ensino Fundamental em umaescola da Rede Estadual de Ensino de Sergipe; e (iii) uma última com uma turma de 9o ano darede de ensino mencionada anteriormente. Os momentos de uso do produto nas duas últimasaplicações descritas foram registrados por meio de fotografias. Após as aplicações do jogo, umapesquisa de opinião foi solicitada a ser respondida pelos discentes, a fim de sondar suas opiniõessobre o produto. Todos os dados coletados foram analisados e registrados neste TCF, buscandoverificar a viabilidade de replicação do produto, a qual se apresentou de maneira positiva apartir dos estudos feitos sobre as informações obtidas.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA