Banca de QUALIFICAÇÃO: DEIVESSON DE SOUSA LIMA
29/01/2020 11:01
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura no processo de formação inicial de professores de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, com vistas à identificação das inter-relações entre o perfil leitor dos licenciandos e a formação de leitores. Partiu-se do pressuposto de que a leitura é um processo de compreensão de mundo que envolve características essenciais e singulares dos indivíduos, configurando-se como um elemento potencializador para a formação de leitores nos cursos de licenciaturas. Percebeu-se que os espaços de formação inicial docente, independente da área, são determinantes para promover aprendizagens com sentidos e significados, bem como a apropriação de conhecimentos e saberes disciplinares e curriculares, reforçando-se, dentre eles, a leitura e suas práticas. Tratou-se de uma investigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, que se apoia no movimento de tese-antítese-síntese da dialética. Os sujeitos foram os estudantes da disciplina Educação e Diversidade, ministrada no 4º período do curso de licenciatura em Física do IFS, matriculados no período 2019.2 e que tiveram o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Quanto aos instrumentos, foram utilizados o memorial reflexivo e a análise de protocolos (técnica de pesquisa em leitura). Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva, considerando as fases de desconstrução/unitarização, categorização e construção do metatexto.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf