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Banca de QUALIFICAÇÃO: DEIVESSON DE SOUSA LIMA
29/01/2020 11:01


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEIVESSON DE SOUSA LIMA
DATA: 04/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Estudo
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Formação inicial de professores. Perfil leitor. Formação de leitores.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura no processo de formação inicial de professores de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, com vistas à identificação das inter-relações entre o perfil leitor dos licenciandos e a formação de leitores. Partiu-se do pressuposto de que a leitura é um processo de compreensão de mundo que envolve características essenciais e singulares dos indivíduos, configurando-se como um elemento potencializador para a formação de leitores nos cursos de licenciaturas. Percebeu-se que os espaços de formação inicial docente, independente da área, são determinantes para promover aprendizagens com sentidos e significados, bem como a apropriação de conhecimentos e saberes disciplinares e curriculares, reforçando-se, dentre eles, a leitura e suas práticas. Tratou-se de uma investigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, que se apoia no movimento de tese-antítese-síntese da dialética. Os sujeitos foram os estudantes da disciplina Educação e Diversidade, ministrada no 4º período do curso de licenciatura em Física do IFS, matriculados no período 2019.2 e que tiveram o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Quanto aos instrumentos, foram utilizados o memorial reflexivo e a análise de protocolos (técnica de pesquisa em leitura). Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva, considerando as fases de desconstrução/unitarização, categorização e construção do metatexto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - PEDRO PAULO SOUZA RIOS

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