UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SIMONE NEVES CUNHA
29/01/2020 11:37

DISCENTE: SIMONE NEVES CUNHA
DATA: 12/02/2020
LOCAL: Auditório do DGE
TÍTULO: REUSO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Água. Educação ambiental. Escola Sustentável. Reuso. Sujeito Ecológico.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A ação humana tem repercutido de forma negativa sobre o planeta, pois a racionalidade econômica, consequência da apropriação da ciência e da técnica pelo sistema capitalista, permitiu ao ser humano explorar de forma desenfreada os recursos naturais. Dentre eles, a água que é fundamental para a nossa sobrevivência. A eliminação do desperdício e o reuso da água são ações a serem pensadas tendo em vista a atual situação. Pressupondo que é necessário repensar as relações socioambientais e que a escola é um espaço importante para a formação de sujeitos ecológicos, preocupados em se engajar na formação de uma escola e consequentemente de uma sociedade sustentável, esta pesquisa foi desenvolvida junto à comunidade do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju- SE. Teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para o reuso da água com vista a efetivar caminhos para uma escola sustentável. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois envolveu os aspectos da pesquisa, a ação do pesquisador e do grupo pesquisado. Desta forma, ações desenvolvidas por alunos e professores ocorreram dentro e fora do ambiente escolar, tais como: levantamento bibliográfico, atividade de campo, visita a exposição sobre a bacia hidrográfica, atividade exploratória no ambiente escolar, confecção e exposição de material didático-pedagógico, diálogos junto à comunidade escolar, intervenção nos bebedouros, construção de um sistema simplificado para o tratamento da água cinza clara. Essa sequência de ações pedagógicas possibilitou a elaboração de um e-book que constitui o produto técnico/didático final desta dissertação. É uma pesquisa quali-quantitativa cujos dados foram coletados mediante observação participativa, registro fotográfico, diário de pesquisa e produção escrita. Estes foram permeados pela análise do conteúdo e representados por meio de nuvens de palavras, quadros e tabelas e complementados pela análise qualitativa. Os resultados apontaram uma relação pouco ecológica da comunidade com a água e com o ambiente, no qual cem por cento dos pesquisados classificaram essa relação como predatória. Porém, o desenvolvimento de ações contínuas de educação ambiental evidencia a mudança de postura dos sujeitos, expressa por uma maior autonomia e vontade de querer modificar a situação cotidiana até então vivenciada, através de práticas de combate ao desperdício e do reuso, diminuindo a distância entre o pensar e o agir. A construção do filtro e tratamento da água utilizando material de baixo custo tornou a ação viável, possibilitando o reuso da água cinza clara em pequena proporção, inicialmente. Atividade que pode ser realizada pelos professores ao integrarem os conteúdos curriculares às práticas propostas nesse trabalho, como também pelos alunos ao multiplicarem os saberes e as ações junto a outros colegas, família e comunidade. Os espaços do nosso cotidiano se tornarão sustentáveis quando os sujeitos, sensibilizados quanto aos problemas socioambientais, tiverem autonomia para transformar o que está posto. Essa tomada de consciência que caracteriza o sujeito ecológico, é essencial para a criação e manutenção de uma escola sustentável, que educa através do exemplo.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES