UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: KARLA BETYNA OLIVEIRA SILVA
28/01/2020 11:34

DISCENTE: KARLA BETYNA OLIVEIRA SILVA
DATA: 10/02/2020
LOCAL: Sala do PPGECIA
TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO DA BARRAGEM HIDROAGRÍCOLA POÇÃO DA RIBEIRA-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Segurança de barragens, FMEA, Ruptura e Surfer
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos
ESPECIALIDADE: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos

As barragens propiciam diversos benefícios para a sociedade, tais como, a geração de energia elétrica, o abastecimento de água para o consumo humano, a regulação da vazão para a irrigação, entre outras funcionalidades, mas a falta de gestão faz com que essas estruturas acabem se deteriorando e entrando em colapso. A ruptura dessas obras de engenharia causa impactos ambientais e socioeconômicos imensuráveis, portanto, o tema relacionado a segurança de barragens tem se tornado cada vez mais relevante. Diante disto, o presente trabalho teve como propósito realizar a análise estrutural da barragem Poção da Ribeira, situada entre os municípios de Campo do Brito e Itabaiana, no estado de Sergipe. Inicialmente, foi feita a classificação da barragem, de acordo com a Categoria de Risco (CRI) e o Dano Potencial Associado (DPA), tendo como embasamento legal a Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) nº 143, de 10 de julho de 2012. Posteriormente, utilizando o método de Análise dos Modos de Falhas e Efeitos (FMEA), foram identificadas as falhas/anomalias estruturais. Após a identificação foram definidas medidas com a finalidade de eliminar ou reduzir os aspectos mais críticos, elevando assim, o nível de segurança dessa estrutura. E utilizando o software Surfer foi elaborado o mapa de inundação, que auxiliou na definição das zonas de salvamento, tornando o processo de gestão de situações emergenciais mais ágil e confiável, auxiliando assim, no processo de evacuação da população caso ocorra a ruptura da barragem. De acordo com a análise, a Categoria de Risco (CRI) e o Dano Potencial Associado (DPA) foram classificados como elevados, sendo, portanto, necessária a adoção de medidas para assegurar a estabilidade da estrutura que se encontra em estado de alerta, em razão dos efeitos conjugados das anomalias. Essas anomalias comprometem significativamente a estrutura da barragem, demonstrando assim, a importância da aplicação da gestão dos riscos que proporciona uma maior confiabilidade da estrutura e consequentemente uma maior segurança da população que se encontra a jusante da barragem.

Presidente - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA
Interno - 2494845 - DANIELLA ROCHA
Interno - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS
Externo à Instituição - FELIPPE PESSOA DE MELO