UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: SILVIA NASCIMENTO GOIS LIMA
28/01/2020 17:41


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA NASCIMENTO GOIS LIMA
DATA: 19/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Didática 7, sala 202
TÍTULO: A ESCOLA E O MANGUEZAL: CAMINHOS PARA A CONSERVAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO BAIRRO JABOTIANA EM ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Áreas de Preservação Permanente; Atlas Socioambiental; Educação Ambiental Crítica; Impactos socioambientais; Metodologias Ativas.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As relações históricas, políticas, econômicas e culturais entre sociedade e natureza têm conduzido significativamente aos impactos socioambientais sobre diversos ambientes, em especial às Áreas de Preservação Permanente (APP), onde, entre os diversos ecossistemas, encontram-se os manguezais. Apesar da sua relevância socioambiental, esses sistemas ambientais têm recebido influência direta da ação antrópica, especialmente devido à expansão urbana desordenada, a qual provoca a redução drástica das áreas de mangue e a perda de sua biodiversidade. Em áreas de manguezais urbanos, a comunidade escolar que vive no entorno destes é afetada diretamente por esses impactos. Assim, é relevante que ela esteja envolvida na busca de novos paradigmas acerca da relação ser humano e natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os processos desencadeados pela prática da Educação Ambiental Crítica para conservação dos manguezais do bairro Jabotiana em Aracaju, a partir da relação Escola, Pedagogia Ativa e Comunidade e foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral. Para desenvolver a dissertação foi utilizado o método hipotético-dedutivo. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é predominantemente qualitativa e os caminhos metodológicos foram construídos a partir de estratégias pedagógicas interdisciplinares: rodas de conversa; Brainstorming; modelo híbrido de Rotação por Estações; oficinas pedagógicas; aulas de campo com os estudantes; exposição fotográfica e de poemas; Caminhada Ecológica; Rádio Feira e reunião entre comunidade e escola. Mediante Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que o ensino e aprendizagem foram fortalecidos através do uso de metodologias ativas e de processos participativos junto à estudantes e comunidade, os quais fomentaram a construção de novos saberes acerca da importância socioambiental dos manguezais em áreas urbanas. Como forma de evidenciar os saberes construídos, o Atlas Socioambiental revela-se como produto técnico capaz de alcançar a escola, o manguezal e a comunidade com vistas à conservação do ecossistema e da valorização da sua sociobiodiversidade. A forte contribuição deste Atlas consiste ainda na capacidade de ser adaptado para outros ambientes formais de ensino que possuam ecossistemas no entorno, com vistas à formação de sujeitos sociais críticos e reflexivos, na busca por transformações no meio. Portanto, com o respaldo desses achados é possível aprofundar a discussão com o Poder Público a fim de que futuras conquistas sejam alcançadas para o bairro Jabotiana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2520349 - FABIANA SILVA VIEIRA
Externo à Instituição - SINARA MARIA MOREIRA
Externo à Instituição - MAURÍCIO CÉSAR VITÓRIA FAGUNDES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10