UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: KAREN BATISTA SANTOS
24/01/2020 17:55


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN BATISTA SANTOS
DATA: 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 47 do Bloco Departamental do CCSA2- Sala 47- PROPADM
TÍTULO: DA INTERAÇÃO VIRTUAL À INFLUÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO COM SEGUIDORAS DE UMA INFLUENCIADORA DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento do Consumidor. Influenciadores Digitais. Influência Social. Instagram. Netnografia.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Os influenciadores digitais são indivíduos que possuem a capacidade de influenciar decisõesde consumo e estilo de vida dos que fazem parte da sua rede social. Buscando investigar comoacontece essa influência no ambiente online das mídias sociais, esta pesquisa teve porobjetivo analisar o processo de influência social, a partir da interação social virtual entreinfluenciador digital e seus seguidores. Para tanto, adotamos, neste estudo, teorias difundidasno campo da sociologia e psicologia social, como o interacionismo simbólico e influênciasocial, como suporte teórico para realizar a análise de um comportamento psicossocial,utilizando uma abordagem interpretativista. A partir da observação exploratória realizada emperfis de influenciadores digitais, foi possível unir a teoria à prática, criando um frameworkteórico, que foi utilizado para analisar como ocorre a influência social no Instagram. Destemodo, foi realizada uma netnografia no Instagram, com observação participante no perfil dainfluenciadora digital de moda e beleza Rica de Marré de das suas seguidoras. Também foramrealizadas entrevistas abertas com seguidoras da influenciadora. Além disso, foram analisadosdocumentos, como posts no blog da influenciadora e matérias em sites sobre a mesma. Aanálise dos dados foi feita por meio da análise de narrativa. As categorias analisadas queseguiram o framework proposto foram: discurso do influenciador digital; interação virtualcom o influenciador digital; sensação de intimidade com o influenciador digital; sentimentode pertencimento ao grupo; identificação com o influenciador digital; influenciador digitalcomo referência; reprodução do discurso/comportamento do influenciador digital; ereconstrução do self do seguidor. Os principais resultados demonstraram que a constanteinteração com a influenciadora digital provoca nas seguidoras uma sensação de intimidade, eque a influenciadora se torna uma referência para as seguidoras, exercendo assim, umainfluência no comportamento destas. Essa influência acontece tanto no âmbito do consumo,quanto em comportamentos, como a reprodução de gírias e jargões que a influenciadorautiliza em seu discurso. As seguidoras entrevistadas afirmaram não sentir pertencer a umgrupo, o que foi observado apenas quando ocorre uma interação presencial, como nosencontrinhos com a influenciadora. Algumas das entrevistadas também indicaram em suasfalas que ocorreu uma reconstrução do self, o que demonstra que a influência social queacontece nas mídias sociais vai além da influência no consumo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1791750 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 1544923 - MARLEY ROSANA MELO DE ARAUJO
Externo à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU

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