UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO
24/01/2020 11:35


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO
DATA: 11/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Matemática. Autismo. Pesquisa-Ação.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino e a aprendizagem de Matemática enfrentam muitos desafios na atualidade, apresentando um alto índice de reprovação nas escolas. No contexto da Educação Inclusiva, esse cenário é ainda mais complicado, sendo necessárias mudanças de paradigmas, técnicas, métodos, recursos e estratégias para que o aluno desenvolva o potencial de aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo desta dissertação é analisar estratégias metodológicas necessárias à mediação do processo de ensino e aprendizagem no caso de um aluno com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação colaborativa-crítica. Foi realizada numa escola da rede regular de ensino, onde foram feitas visitas semanais durante 12 meses. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, além de reuniões com professores e trabalho colaborativo em sala de aula. Para registro, o diário de campo foi o instrumento utilizado, seguido da elaboração de relatórios descritivo-analíticos. Como resultados, por sua vez, destacam-se: a necessidade de envolvimento da gestão da escola no processo inclusivo; há lacunas no diálogo entre o professor da sala de Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula regular; são necessárias estratégias específicas e uso de recursos de Comunicação Alternativa; com estratégias diferenciadas, o aluno, independentemente de seu diagnóstico de autismo, pode adquirir conceitos matemáticos e desenvolver as funções mentais superiores; marcas históricas do preconceito sobre a capacidade de aprender da pessoa com deficiência precisam ser superadas, entre outras. Conclui-se que, ao compreender as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e utilizar estratégias metodológicas, é possível que o aluno com TEA aprenda e esteja incluído no sistema escolar e na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS
Externo ao Programa - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf