UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA
17/01/2020 08:31

DISCENTE: MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA
DATA: 30/01/2020
LOCAL: sala 202 Didática 7
TÍTULO: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO NAS MARGENS DO RIO REAL EM TOBIAS BARRETO-SE: Um olhar para as consequências socioambientais
PALAVRAS-CHAVES: Interferências antrópicas; Corpos hídricos; impactos socioambientais; saber ambiental; Ciências Ambientais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Historicamente as civilizações desenvolveram-se a partir das proximidades de corpos hídricos e especificamente dos rios com o intuito de facilitar a captação e consumo d’água. Entretanto, o uso e ocupação do solo nas proximidades dos rios passaram a eclodir uma série de problemas que culminaram no desequilíbrio ecossistêmico desencadeando posteriormente consequências socioambientais imensuráveis. Logo, o presente trabalho que tem por objetivo analisar os impactos socioambientais associados ao processo de uso e ocupação das margens do Rio Real em Tobias Barreto-SE, baliza-se por meio do método GTP (Geossistema/Território/Paisagem), o qual tendo como autor Bertrand, busca analisar o espaço geográfico de forma integrada, ponderando as inter-relações existentes entre o humano e a natureza. Acompanhando a teoria do GTP, os procedimentos metodológicos têm como base os quatros níveis de pesquisa elaborados por Libault, o qual consiste nos níveis de compilação, correlação, semântico e normativo. Apesar de ser direcionado para a área da cartografia, estes procedimentos possibilitam uma maior e melhor organização no desenvolvimento da investigação. A pesquisa possui três questionamentos que norteiam toda a discussão aqui elencada, são elas: 1) Quais as consequências socioambientais desencadeadas pelo processo de ocupação das margens do Rio Real em Tobias Barreto-SE? 2) Qual a relevância das Ciências Ambientais na compreensão do desequilíbrio socioambiental existente nas margens do Rio Real? 3) Quais práticas de ensino e aprendizagem podem contribuir para o desenvolvimento do saber ambiental local? Como grande parte das cidades brasileiras, Tobias Barreto também se expandiu a partir das proximidades do rio, porém as construções habitacionais em áreas inadequadas juntamente com a ineficaz infraestrutura urbana, contribuíram para uma intensa transformação da paisagem e ampliação dos riscos sociais e ambientais. Conforme observado in loco, para além da remoção da mata ciliar que acarreta na modificação da dinâmica fluvial, nas margens do rio existe a presença de tubulações de esgotos domésticos que são direcionados para o corpo hídrico, além dos despejados constantes de resíduos sólidos. Em consequência disso, a água presente no rio expõe-se de forma putrefa, ou seja, apresenta forte odor e cor escurecida afetando a qualidade e consequentemente a disponibilidade da mesma. Com base nessas concepções, é plausível salientar que o uso e ocupação das áreas marginais dos rios compromete explicitamente o ecossistema promovendo drásticas modificações na dinâmica natural do ambiente afetando direta ou indiretamente os indivíduos que residem na localidade. Em consequência disso, fica evidente a necessidade de insistentes trabalhos ambientais em espaços escolares, uma vez que sendo a escola um espaço de socialização, fornece possibilidades para que os educandos possam através da relação teórico-prática e da vivência, conhecer melhor e refletir sobre os problemas socioambientais da localidade onde moram, se sensibilizando, transformando suas atitudes e valores através da formação do cidadão ecológico.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Externo ao Programa - 033.601.894-00 - FELIPPE PESSOA DE MELO
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES PAULA