Banca de QUALIFICAÇÃO: DÊNIO ALBERTO BARBOSA TAVARES
17/01/2020 08:30
A ampliação do conceito de patrimônio histórico-cultural bem como a resistência em relação às medidas mais tradicionais de preservação – particularmente os tombamentos – levou à busca de outros instrumentos capazes de promover o interesse, o estudo, o levantamento de diferentes suportes da memória e conservação. Hoje, quando se fala em patrimônio histórico-cultural, deve-se entender por este conceito tanto os esforços pela preservação quanto aqueles relativos à produção de outras memórias e as suas análises. O objetivo principal desta dissertação é analisar os saberes ambientais na comunidade do povoado Brinquinho, município de Simão Dias/SE, a partir do olhar dos indivíduos da comunidade escolar, com vistas a preservação e valorização do patrimônio cultural do lugar. O estudo levará em conta os elementos formadores da cultura no povoado Brinquinho, município de Simão Dias-SE, compreendendo o papel da comunidade escolar da Escola Municipal Otaviana Odillia da Silveira, na história do lugar. A presente pesquisa é subsidiada pelo método fenomenológico e utiliza de algumas metodologias como o uso da história oral com vistas ao resgate, a partir da oralidade, de aspectos inerentes a cultura imaterial da comunidade, a exemplo das representações religiosas bastante presente no cotidiano dos moradores do lugar; nas festas de cavalgada, nas festas de Natal fora de época, uma tradição que acontece a décadas, dentre outras manifestações, garantindo, assim, a transmissão desses saberes e fazeres que são herdados de pais para filhos. Também pautada na fenomenologia utilizaremos dos mapas afetivos para entender os processos que submetem o comportamento humano a partir de experiências temporais, espaciais e sociais, estabelecendo uma relação entre memória e a construção da identidade, seja esta individual ou grupal, pelos contatos relembrados no povoado Brinquinho. Assim, terá como produto técnico e objeto educacional de pesquisa a elaboração do E-Book sobre a Educação Patrimonial com foco na construção do conhecimento contextualizado dentro do Ensino das Ciências Ambientais a partir da construção de um inventário cultural.
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