UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR JOSE ARAUJO MATOS
15/01/2020 11:41

DISCENTE: VITOR JOSE ARAUJO MATOS
DATA: 17/01/2020
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Quando a escola “machuca”: análises da relação entre preconceito e bullying sobre a autoestima
PALAVRAS-CHAVES: Violência Escolar; Preconceito; Bullying; Autoestima; Estudantes.
ÁREA: Psicologia

A violência escolar é um problema crescente no cenário mundial que afeta, de modo negativo, os estudantes, os membros familiares e os colaboradores da escola. Atos agressivos ocorridos em âmbito escolar comumente são expressos nas formas de preconceito e bullying. Essas ações desencadeiam impactos destrutivos em aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais que podem influenciar a autoestima daqueles que sofrem com as agressões tanto em grupo quanto individualmente. No entanto, a autoestima é uma variável que, se trabalhada de forma positiva, pode ser uma ferramenta com potencial para criar habilidades no enfrentamento dos episódios violentos, dentro das escolas, e contribuir para o bem-estar do indivíduo. Assim, o presente estudo tem o objetivo de investigar a relação entre o preconceito e o bullying, sobre a autoestima, em estudantes de escolas públicas. Para alcançá-lo, foi desenvolvido um estudo composto por três capítulos em formato de artigo. O Capítulo 1 apresenta uma revisão teórica narrativa que discute os conceitos, as relações e as distinções entre as formas de violência escolar e a autoestima. No Capítulo 2, foi desenvolvida uma revisão integrativa que descreveu a influência da autoestima nos comportamentos dos autores e alvos do bullying. Ao todo, foram recuperados 11 artigos publicados no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018, que envolveram três temáticas principais que interferem, de forma positiva ou negativa, no desenvolvimento dos alunos: Perspectiva de gênero; Participação escolar, familiar e comunitária; e Saúde Mental do estudante. No Capítulo 3, foi realizada uma pesquisa com 284 estudantes do 9º ano, do Ensino Fundamental de escolas públicas da Grande Aracaju/SE, com idades entre 14 e 18 anos. O objetivo foi averiguar os diferentes níveis de autoestima dos estudantes, apontando os motivos dos atos violentos e os sentimentos causados, nos alvos, e as associações da autoestima com o gênero, a manifestação de preconceito e os episódios de bullying. Entre os motivos da violência, a falta de respeito e o preconceito foram percebidos entre as principais causas. O sentimento mais frequente, entre os alvos da violência, foi a tristeza. Houve uma relação significativa (p < 0,05) entre gênero e autoestima dos estudantes. Ao final, o estudo apresenta a importância de compreender a veracidade entre os episódios do preconceito e bullying sobre a autoestima e sugere novas pesquisas que abordem aspectos interventivos com foco na prevenção e promoção da saúde mental.

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - JAMILE SANTANA TELES LIMA