Banca de DEFESA: DICSON SOARES DOS PRAZERES
14/01/2020 15:53
Este relatório de pesquisa teve como ponto de partida o estudo de uma interferência da fala na escrita, marcada pela presença do apagamento do rótico final na grafia dos verbos no infinitivo no textos dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. A supressão na escrita é um processo fonológico que está presente na fala e repercute diretamente na construção textual. Observou-se nos textos dos alunos o apagamento, na escrita, do R final dos verbos no infinitivo. Os dados coletados nos exercícios de sondagem apontam para uma tendência do apagamento do rótico diante de consoantes subsequentes, notou-se também uma grande recorrência do fenômeno na escrita dos meninos. Apurou-se que a regra de escrita dos verbos no infinitivo não estava consolidada e os alunos demonstraram que não desenvolveram consciência fonológica sobre o fonema R nesse determinado contexto, o que possivelmente diminuiria a incidência de desvios. A metodologia usada durante esse processo foi a de pesquisa-ação, de abordagem quantitativa, de natureza interpretativa. As concepções de Cavaliere (2005), Callou (2015), Bagno (2007) Marchuschi (2001), Marinho (2012) e Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2011) constituíram o referencial teórico. Após atestar os contextos mais propícios para a ocorrência do apagamento do rótico na escrita dos alunos, percebemos a literatura de cordel como uma ferramenta efetiva de estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica, esta, por apresentar em seu estilo de construção artística a oralidade, nos ajudaria na reflexão sobre o apagamento do R na escrita dos verbos no infinitivo. Desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) para ser usada como objeto de aprendizagem e ser replicado por outros professores.
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