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Banca de DEFESA: ROBERTO LOPES DOS SANTOS
14/01/2020 14:58


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO LOPES DOS SANTOS
DATA: 11/02/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do DLEV
TÍTULO: INTERTEXTUALIDADE E LETRAMENTO: A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS ELEMENTOS INTERTEXTUAIS DO GÊNERO MULTIMODAL MEME COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM LEITOR COMPETENTE
PALAVRAS-CHAVES: Meme; Intertextualidade; Letramento; Letramento Digital; Multiletramentos.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, situado no município de Nossa Senhora do Socorro-SE, a partir da intertextualidade presente no gênero multimodal meme, contribuindo para a prática dos letramentos, letramento linguístico e letramento digital. Observou-se, através de um teste diagnóstico, que os alunos da turma referida apresentam um baixo nível de competência leitora e de percepção interpretativa para inferir sobre a intertextualidade presente nos textos lidos. Diante da inata aptidão dos alunos em utilizar a internet para diversos fins, como, por exemplo, socializar-se e buscar informações, definimos o gênero digital meme, muito apreciado entre os jovens, como o gênero textual a ser trabalhado. Para o tratamento da problemática foi desenvolvida uma Sequência Didática, a partir da sugestão de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esse modelo de SD está dividido em quatro fases: Apresentação da situação; Primeira produção; Desenvolvimento dos módulos e das oficinas e Produção final. A aplicação dessa sequência proporcionará ao aluno a possibilidade de aprender e discutir as situações que envolvem a tessitura do gênero digital meme, através dos aspectos da multimodalidade e da intertextualidade existentes no gênero. Espera-se, como resultado final, que os discentes tornem-se leitores competentes e ávidos pela leitura dentro e fora da escola. A pesquisa aqui desenvolvida tem referencial teórico-metodológico embasado nos postulados sobre Leitura, Letramento, Letramento Digital, Multiletramentos e Multimodalidade, em Soares (2003), Kleiman (2007), Marcuschi (2005), Boton (1998), Tapscott (1999), Rojo (2009) e Dionísio (2007; 2011); sobre Leitor e Leitura, em Chartier (1998); sobre Novas Tecnologias, em Prensky (2001), Menezes e Santos (2017), Rodrigues (2012), Sampaio e Leite (1999), Santos, Beato e Aragão (2012) e Gomes (2010); sobre o Gênero Digital Meme, em Recuero (2010) e Castro e Cardoso (2015); e sobre Dialogismo e Intertextualidade, em Bakthin (2000), Kristeva (1974) e Koch (2004; 2008). Parcialmente, a aplicação da proposta pedagógica desenvolvida para o trabalho, proporcionou, para os discentes envolvidos, um desenvolvimento gradual da competência leitora e discursiva, bem como o acesso substancial às possibilidades de multiletramentos, presentes na construção do gênero digital meme e no reconhecimento dos elementos da intertextualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO

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