UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN TAYNARA ARAUJO SANTOS
14/01/2020 10:59

DISCENTE: HELEN TAYNARA ARAUJO SANTOS
DATA: 23/01/2020
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: AQUAPONIA: PRODUZINDO TECNOLOGIA SOCIAL NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Aquaponia; Agroecologia; Tecnologia Social; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A aquaponia é uma interação entre o cultivo hidropônico e aquícola num sistema de recirculação de água, que visa aumentar a eficiência da produção de alimentos, tornando as duas produções menos impactante ao meio ambiente. O sistema tem potencial para economizar até 90% de água em relação a agricultura convencional, tornando-se uma alternativa sustentável no cenário atual de escassez hídrica que assola nosso País. E além de fonte de renda e consumo para famílias de baixa renda, a aquaponia vem sendo amplamente utilizada como uma ferramenta de ensino interdisciplinar para as diversas disciplinas existentes no currículo escolar. Nessa dimensão, o objetivo dessa pesquisa, é propor o sistema de aquaponia, enquanto produto tecnológico social, no âmbito da ferramenta didática, para o ensino da educação ambiental. Os Caminhos Metodológicos versam por dez momentos com os alunos do 8° ano da Escola Municipal Professora Ernestina Silva, localizada no povoado Siririzinho do município de Rosário do Catete, Sergipe, Brasil, e agricultores familiares dessa região. O sistema de aquaponia constará na integração da criação do peixe tilápia nilótica associado com a produção de hortaliças com recirculação de água, sendo esta entre o tanque dos peixes e as hortaliças, durante um ciclo de produção que é de 180 dias. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. A partir da conclusão da pesquisa espera-se que a comunidade escolar envolvida tenha adquirido conhecimento necessário para produção e manutenção do sistema, fornecendo uma fonte de alimentação e renda para essa comunidade. E que sejam discutidos temas sustentáveis nas escolas do município a partir do desenvolvimento da pesquisa com as crianças em prol de uma forma de cultura sustentável que não agrida o meio ambiente, sensibilizando os estudantes e suas famílias para a importância de uma alimentação saudável e ainda que o sistema aquapônico seja usado como ferramenta interdisciplinar entre as disciplinas do currículo escolar.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo ao Programa - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA