UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA VILAR LESSA
14/01/2020 10:58

DISCENTE: ANA CAROLINA VILAR LESSA
DATA: 23/01/2020
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: A (IN) SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA/SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: agrotóxicos; Sustentabilidade; Risco Ambiental; Saúde.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O uso excessivo e de forma inadequada de agrotóxicos no campo traz perturbações severas sobre o ambiente, expõe agricultores, suas famílias e os consumidores dos alimentos contaminados a riscos elevados de intoxicação. Atualmente a agricultura é dominada pelo modo de produção capitalista que por um longo período na história vem privando o trabalhador do campo da posse de suas propriedades e das suas formas de produção. Há um prejuízo ecológico e humano sem precedentes, os dados de registros de agrotóxicos no país atualmente possibilitam que os agricultores usem maior quantidade de agrotóxicos e uma maior diversidade de substâncias ativas. Torna-se necessário refletir sobre qual é a influência dos fatores de risco ambiental nas práticas agrícolas no povoado Colônia Entre Rios no município de Estância/Sergipe. Diante desse quadro, fomentar reflexões sobre a problemática dos agrotóxicos, impactos socioeconômicos do modelo de capitalismo agrário adotado no país, e do condicionamento dos pequenos agricultores a produção mediante aplicação de insumos químicos e os riscos a que trabalhadores e consumidores são expostos, é fundamental. Esta pesquisa surge de uma discussão interdisciplinar, eixo norteador do PROFCIAMB, ultrapassa as barreiras da educação formal e não formal, através da implementação na escola no campo e na associação de agricultores, associa dessa maneira o conhecimento empírico ao científico na transformação dos sujeitos, do espaço e da comunidade. Através da comunhão entre ser humano e natureza, por um modo de vida mais salutar. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência dos fatores de risco ambiental nas práticas agrícolas no povoado Colônia Entre Rios no município de Estância/Sergipe. E os objetivos específicos são: construir processos formativos entre professores e alunos de forma a produzir metodologias participativas, sobre o tema agrotóxico na comunidade escolar da Colônia Entre Rios em Estância/SE; fomentar a discussão sobre o conceito de riscos a saúde ambiental; Implantar alternativas para uma agricultura sustentável na Colônia Entre Rios. O método ativo será adotado nessa pesquisa, por permitir que o educando desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa de acordo com suas vivências e contextualizadas com sua realidade. Nos procedimentos metodológicos a abordagem será quali-quantitativa, já na forma de avaliar os objetivos é de cunho exploratório e a pesquisa do tipo ação-intervenção. Quanto à técnica de coleta de dados será realizada através de: pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Os procedimentos pedagógicos utilizados serão metodologias ativas com temas geradores através da problematização com arco de Maguerez e ferramentas participativas, a saber: mapeamento participativo, rio do tempo e FOFAS (Fraquezas, as Oportunidades, as Fortalezas e as Ameaças). O produto didático a ser gerado com a pesquisa será um protocolo de construção de hortas circulares agroecológicas disposto em forma de website.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA