UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EÂNES DOS SANTOS CORREIA
13/01/2020 09:40

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EÂNES DOS SANTOS CORREIA
DATA: 12/02/2020
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: O CORPO E O OUTRO: o que dizem e o que pensam os estudantes de diferentes centros de graduação da Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Discurso. Estudantes. Outro. Sentido.
ÁREA: Educação

A universidade é muito mais que as suas paredes. Os estudantes são mais do que pessoas que estudam, são histórias, experiências, vidas que se cruzam, são sujeitos que pensam, agem, dizem coisas, se relacionam com o outro e o mundo. São corpos que se movimentam, falam sem neutralidade. Esses corpos têm desejo, discurso que atribuem sentido e são interpelados por uma cultura que os constituem dentro e fora das instituições de educação. A proposta desta pesquisa pretende analisar os discursos que produzem sentidos sobre o corpo pelos estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe a fim de compreender o que e por que falam sobre ele, através do aporte metodológico da Análise de Discurso Francesa sob a ótica de Eni Orlandi (2009). Delineia-se diante da questão central “quais discursos e sentidos são produzidos sobre o corpo pelos estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe?” Configura-se numa pesquisa qualitativa significativa a qual tem como prioridade elencar a constituição de dados no campo dos sentidos e do discurso. Como aportes teóricos são utilizados referências de Jacques Lacan, David Le Breton, Vygotsky e Merleau-Ponty os quais comungam numa trama que tem como objeto comum o corpo e os espectros que ele alcança. Tem como instrumentos de produção de dados questionário, inventário do saber, associação livre e entrevista semiestruturada. A população pesquisada é constituída por estudantes de diversas graduações que estão matriculados regularmente na Universidade Federal de Sergipe campus São Cristóvão. O trabalho de tese tem como base o movimento de conceitos onde pretende compreender a implicação do Outro nos discursos dos estudantes sobre o corpo. Tendo como premissa que pensar e falar sobre o corpo produz múltiplos efeitos nas representações, no imaginário, nos discursos e nos sentidos que os estudantes o atribuem. O corpo sempre falou pela voz do Outro pelo qual é reconhecido.

Externo à Instituição - CARLA ROBERTA SANET ZANETTE
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo ao Programa - 275489 - FATIMA BEZERRA NEGROMONTE
Externo à Instituição - KÁTIA REGINA LOPES COSTA